Romero Jucá aciona justiça para impedir transferência de transformador de Roraima ao Amapá.

O ex-senador Romero Jucá, presidente regional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) acionou a Justiça Federal para impedir que um transformador de alta tensão, incorporado ao parque gerador de energia em Roraima, seja levado para o Amapá. “Caso o equipamento já tenha sido levado, o partido pede que seja devolvido imediatamente”, disse Jucá ao Blog.

Jucá informou que havia outro transformador que servia de BeckUp e foi enviado para o Maranhão. O reserva está sendo levado para o Amapá. “Hoje, só temos o transformador titular. Se pegar fogo? Como vão substituir? Por isso o MDB está acionando a Justiça para impedir a transferência”, disse Jucá.

Amapá enfrentou um apagão que afetou 90% do estado. Um transformador pegou fogo e deixou a população às escuras por quase um mês. Com isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou retirar o gerador de Roraima para substituir o equipamento em Macapá.

No pedido, a sigla sustenta que a transferência, ainda que provisória, deixa Roraima em total situação de risco e vulnerabilidade no que tange ao abastecimento e distribuição de energia.

“Diante de cenário, a subestação Boa Vista passará a contar com apenas um transformador remanescente, equipamento essencial para equilibrar a tensão elétrica, para atender toda a distribuição de energia para mais de 600 mil habitantes. É cristalino o prejuízo à população de Roraima”, sustenta.

Jucá afirmou que o problema da energia em Roraima é muito sério porque como o Estado não está interligado ao Sistema Nacional de Distribuição, qualquer anomalia no sistema ou quebra de um equipamento desse porte, “vamos sofrer um apagão igual ou pior ao que foi verificado no Amapá”.

Jucá cobra posicionamento da bancada federal de Roraima, e pediu que tomassem providências em relação à obra. “Se faltam energia dizem que a culpa é minha, mas não sou senador há dois anos. O que fizeram?”, questionou.

O ex-senador ingressou também com ação na Justiça para que obrigue ao atual gerador de energia em Roraima a estabelecer um estoque regulador de combustível de pelo menos 8 dias. Segundo ele a Roraima Energia trabalha com um estoque mínimo de três dias, o que representa um risco muito grande de um desabastecimento caso haja problema de tráfego na BR-174.

Informações – Expedito Perônico