Prefeito Arthur acompanha retorno às aulas em 100% das escolas de Boa Vista

Todas as escolas do município estão munidas de equipamentos de proteção contra a covid-19 para garantir segurança à saúde de alunos e servidores

O prefeito Arthur Henrique visitou nesta segunda-feira, 7, várias unidades de ensino que retornaram às aulas para o Ano Letivo 2022. Ele também inspecionou o cumprimento de todas as medidas de segurança. Uma das escolas visitadas foi a Vovô Dandãe, localizada no bairro Liberdade.

Graças aos investimentos da Prefeitura de Boa Vista, foi possível a volta às aulas nas 126 escolas da capital, com emprego de muitas medidas de segurança sanitária que garantiram aos mais de 45 mil alunos toda proteção necessária contra a covid-19 e as síndromes gripais no retorno às salas de aula.

Todas as escolas do município estão munidas de equipamentos de proteção contra a covid-19, como máscaras, totens com álcool em gel e aferidor de temperatura. Além disso, todos os servidores receberam orientações necessárias a respeito dos protocolos sanitários e estão preparados para receber os alunos com toda a segurança.

De acordo com Arthur, Boa Vista avançou muito na educação nesses últimos nove anos, desde a última gestão, em que foram entregues 40 novas escolas municipais e fez da capital de Roraima chegar à 5ª melhor educação do país. Ele ressaltou que a pandemia está colocando em risco o desenvolvimento educacional e cognitivo das crianças e por isso, todo esforço foi necessário para garantir o retorno às aulas.

“A gente sabe que a aula presencial não fazendo parte da vida das crianças, traz um grande prejuízo a elas. E vimos a hora de retomar o ensino, pois a cada dia de aula perdida, é um problema para o futuro. Então a prefeitura, junto com à Secretaria Municipal de Educação, aceitou esse desafio e todos os profissionais de educação, inclusive técnicos e apoio, abraçaram a ideia e sabiam a importância do retorno das aulas presenciais”, afirmou o prefeito.

A secretária Municipal de Educação de Boa Vista, Mara Consuêlo Sales, falou desse dia ser extremamente importante pra todos os servidores da Rede Municipal de Ensino, para as crianças e também para os pais.

“Ano passado, retornamos de forma escalonada, em rodízio e agora 100% presencial. E fazemos esse acompanhamento, vendo na prática como cada escola está organizada, pra esse retorno seguro e tranquilo com todas as condições que são preconizadas dentro do protocolo sanitário contra a Covid-19”, destacou a secretária.

Patrícia Costa, trabalha no apoio de gestão da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, que fica no bairro Equatorial e escreveu um cordel para os alunos, com o título “Homenagem volta às aulas com força total”.

“Para nós está sendo muito satisfatório e é um momento de alegria, porque essa pandemia tem deixado muitas sequelas em todos nós. E preparamos todo o espaço da escola, pra que os alunos se sentissem acolhidos e o que pudermos fazer, como pedagogo pra dar esse acolhimento tanto para eles, como pra comunidade em geral, nós iremos fazer”, disse Patrícia.

Essa data de retorno às aulas foi marcante e especial não só para os alunos, como também para os pais. Érica Araújo é mãe da Letícia Araújo, de 5 anos, que está no 2º Período e se emocionou ao deixar a filha na sala de aula.

“É uma alegria muito grande. Ela esperava muito esse momento de voltar às aulas presenciais e fico até emocionada porque todo dia ela chegava e falava que queria voltar a estudar”, disse Érica.

Thalita Gonzaga é mãe da Júlia Emanoele, de 5 anos. E demonstrou o quanto as aulas presenciais vão ajudar no desenvolvimento educativo da filha. “Vão ajudar ela a se desenvolver mais na escola. Em casa, a gente tem a correria e não consegue dar toda a atenção necessária. Ela quase não dormia, esperando por esse primeiro dia de aula”, afirmou a mãe Thalita.