Família de paciente denuncia demora para marcar exame na clínica Coronel Mota

A família do paciente Nilson Moraes de Souza, de 50 anos, procurou a reportagem para denunciar a demora para marcar um exame de ecocardiograma para avaliar possíveis doenças cardíacas. A filha, Larissa Oliveira Barreto, de 30 anos, relatou o ocorrido nesta terça-feira (1º).

Conforme a filha do homem, a família tentou marcar o exame na Clínica Coronel Mota semana passada. Entretanto, um médico do local informou que só seria possível marcar o exame daqui a 60 dias.

“Ele tinha passado mal. Nós levamos ele no Coronel Mota e o médico pediu um ecocardiograma e ele foi tentar marcar pelo SUS. Eles informaram que o exame só poderia ser marcado daqui há dois meses“, explicou a filha.

Sem atendimento ao paciente

Na manhã de hoje, Nilson sofreu um infarto e o encaminharam ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Chegando lá, a família do homem solicitou o atendimento de um cardiologista, mas a unidade estava sem a presença do profissional. Dessa forma, ligaram para o plantonista especialista para que comparecesse ao local. Porém, os familiares do paciente já aguardavam por mais de seis horas a chegada do médico.

“Quando foi 9h30, eles já tinham colhido os exames e tudo mais e pediram para a gente aguardar que por volta de 14h ou 15h após a ligação ao cardiologista, ele se faria presente lá no HGR para realizar a consulta.”, disse.

O que diz a Sesau

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital Coronel Mota não realiza exames de ecocardiograma. Para fazer esse procedimento, o paciente deve procurar a Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, no Bairro dos Estados, a fim de obter o encaminhamento essencial para o agendamento e a realização do exame.

A Sesau informou ainda que o cardiologista estava no HGR atendendo a todas as demandas da especialidade, e logo passaria no leito onde o paciente estava internado.

Informações: Roraima em Tempo