SAÚDE ESTADUAL – Idosa aguarda cirurgia para troca de marca-passo desde o ano passado

A idosa recebe os cuidados de filhos e uma irmã (Foto: Arquivo Pessoal)

A família de Francisca das Chagas da Conceição, de 72 anos, está vivendo momentos de angústia ao esperar que a idosa seja submetida a cirurgia de troca de marca-passo, desde o ano passado.

De acordo com uma das filhas da idosa, a mãe começou a usar o aparelho, que alivia os sintomas de um ritmo cardíaco lento, em junho de 2011, e portanto já deveria ter sido submetida a troca.

“O marca-passo da minha mãe já está vencido, e ela está na fila de espera, haviam nos informado que ela seria uma das prioridades, mas até agora não obtivemos retorno, e a cada dia ela está com a saúde mais debilitada”, disse.

A idosa está aguardando o procedimento em casa, onde recebe os cuidados de uma irmã que saiu de Paragominas no estado do Pará, com a intenção de cuidar da irmã.

“Como ela piorou muito, minha tia ficou preocupada e largou tudo para nos ajudar nos cuidados com a minha mãe. Ela não consegue mais se manter em pé por conta das tonturas frequentes”, relatou.

Outro lado – Em nota, a Secretaria de Saúde informou que encaminhará a demanda da paciente para o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3510, para as providências necessárias.

“Na quinta-feira, dia 3, os familiares da paciente podem procurar a diretoria do CCDI, para verificar a situação dela na lista e também fazer atualização de exames, a fim de efetivar os encaminhamentos fundamentais para realização da troca do marca-passo”, concluiu a nota.

Informações: Folha de Boa Vista