Mães de alunos denunciam precariedade em escola de São João da Baliza

Prédio tem desgaste da pintura da unidade e nos pisos de salas de aulas e corredores, forros danificados, goteiras e até falta de central de ar em uma das turmas

A estrutura da escola estadual Francisco Ricardo de Macedo, em São João da Baliza, está precária, informaram, sob a condição de anonimato, mães de alunos. Fotos enviadas mostram o desgaste da pintura da unidade e nos pisos de salas de aulas e corredores, forros danificados e até falta de central de ar em uma das turmas.

Segundo as denunciantes, os estudantes dividem o prédio com os alunos da escola estadual Henrique Dias, que passa por uma reforma. “Os alunos do Ricardo estão todos os dias com salas reduzida, os alunos da outra escola Henrique Dias tão estudando uma semana sim e outra não”, explicou a mãe de uma aluna de 15 anos (que estuda na unidade), citando também o problema das goteiras.

A mãe de dois alunos, um de dez anos e outro de 13, relatou que os pais precisaram pressionar a gestão da unidade para iniciar as aulas, o que ocorreu na semana passada. “Já tem dois anos que eles estão prometendo essa reforma”, reclamou.

Ela relatou que, enquanto as aulas na escola estadual demoravam a iniciar, e pelo ano letivo ainda não iniciado nas escolas municipais de São João da Baliza, decidiu matricular os filhos em uma escola municipal de São Luiz, a 15 quilômetros da cidade onde mora. “Quem tem um pouco de condição, corre atrás. Quem não tem, espera a boa vontade”, lamentou.

“Estou pensando no futuro dos meus filhos, porque aqui ninguém fala nada sobre Educação, aqui ninguém decide o dia de ter aula. Então, tive que levar meus filhos pra outro Município”, criticou.

Outro lado – O Governo do Estado, por sua vez, comentou o assunto em nota:

A Secretaria de Educação e Desporto informa que em São João da Baliza, a Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo será contemplada com reforma total da unidade. A instituição de ensino não passa por reforma há dez anos. A Secretaria de Infraestrutura está responsável pela elaboração do projeto básico. Após a conclusão e aprovação do projeto, será iniciado o processo licitatório.

A Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo está atendendo os estudantes no formato híbrido (com aulas remotas e presenciais), e atende segundo o Censo Escolar, 372 estudantes no Ensino Fundamental.

A Escola Estadual Henrique Dias já está passando por obra de reforma geral, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus na ordem de R$ 3.361.286,00 e contrapartida do Estado no valor de R$ 571.085,41. Segundo dados do Censo Escolar, a escola atende 363 estudantes no Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A unidade não passava por reforma há 20 anos e a estrutura se deteriorou com o passar dos anos. A reforma também está sob responsabilidade da Seinf e o prazo de execução é de 180 dias.

Os estudantes da Henrique Dias foram remanejados para o prédio da Escola Francisco Ricardo Macedo e estão sendo atendidos também no formato híbrido. As duas escolas vão continuar compartilhando o prédio escolar até o término da obra.

Procurada para comentar sobre o início das aulas na rede municipal de ensino em São João da Baliza, a Prefeitura do município não comentou o assunto até a publicação da reportagem.

Informações: Folha de Boa Vista