Prefeitura libera uso de máscaras em espaços abertos a partir desta terça-feira, 8

O uso do item em locais fechados, no entanto, permanece obrigatório até nova avaliação do Comitê de Combate à Covid-19

O Comitê de Combate à Covid-19 da Prefeitura de Boa Vista decidiu pela liberação do uso de máscaras em ambientes abertos a partir desta terça-feira, 8. A medida está no decreto 21/E que será publicado no Diário Oficial do Município.

Além disso, prefeitura também determinou o retorno 100% presencial dos atendimentos nas secretarias e órgãos públicos, independente de agendamento a partir da próxima segunda-feira, 14.

A decisão foi devido aos baixos números de casos da covid-19 na capital, além da queda das internações tanto em leitos clínicos, como em leitos de UTI. De acordo com o boletim epidemiológico do Governo do Estado desse domingo, 6, o Hospital Geral de Roraima, por exemplo, está com apenas 26% dos leitos de UTI ocupados e o Hospital da Criança permanece com apenas 20% de ocupação.

Importante lembrar que o uso da máscara em locais fechados permanece obrigatório. A prefeitura recomenda ainda que quem estiver gripado ou apresentar sintomas respiratórios, mesmo em locais abertos, utilizem máscara

No dia 19 deste mês, o Comitê de Combate à Covid-19 voltará a se reunir para definir sobre a liberação do uso de máscara em locais fechados, levando em consideração o cenário epidemiológico e o avanço da vacinação no município. 

Dados – De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), houve redução de 94,4% no número de casos confirmados da Covid-19 em Boa Vista entre as semanas oito e seis, de acompanhamento da doença. Essas semanas correspondem aos dias 06/02 a 12/02 e 20/02 a 26/02.

A taxa de positividade para o vírus, por exemplo, que chegou a 43,80% na semana três, baixou para 4,76% na semana oito. A procura por testes também caiu em Boa Vista. Enquanto que na semana três foram 7.176 testes dentro das unidades básicas de saúde, na semana nove, por exemplo, o número foi de 670. 

Desde o início do ano, as oito UBS exclusivas a casos de covid-19 faziam mais atendimentos do que as demais 25 UBS (“não covid”) juntas. A partir da semana seis, que compreende a data a partir de 06/02, esse cenário mudou. As UBS covid passaram a receber cada vez menos procura por atendimentos.