Prefeito Arthur Henrique anuncia pacote de obras de infraestrutura no Bom Intento

As obras vão garantir melhorias nas vicinais e pontes, para o escoamento da produção agrícola

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, anunciou na tarde desta segunda-feira, 11, um pacote de obras de pavimentação de vicinais, reconstrução e reforma de pontes da região do Bom Intento, localizada na zona rural. A proposta é investir em infraestrutura para o escoamento da produção agrícola seguir na região e beneficiar cerca de 450 famílias.

De acordo com Arthur, a gestão desenvolve desde 2017 o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), dando grande apoio aos produtores da zona rural de Boa Vista. Os subsídios vão desde a assistência técnica, garantindo o insumo para suas produções, além do maquinário para o preparo da terra e assim, fazerem a colheita de forma eficiente.

“Além desse grande apoio que a prefeitura dá aos produtores da região do Bom Intento, hoje estamos fazendo um trabalho importante de infraestrutura, que é o pontapé inicial de um pacote de obras, que vai melhorar a trafegabilidade, além de garantir uma facilidade no escoamento da produção deles e isso gera mais renda e mais qualidade de vida para as famílias que vivem aqui”, disse o prefeito.

“Estamos fazendo um trabalho importante de infraestrutura, que é o pontapé inicial de um pacote de obras, que vai melhorar a trafegabilidade, além de garantir uma facilidade no escoamento da produção”, disse o prefeito Arthur

Os serviços serão executados por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), que envolvem: 74,7 quilômetros de terraplanagem, 36,9 km de pavimentação, além da reconstrução de duas pontes, que somam 85 metros. Os investimentos são através de recursos do município e de dois convênios, que somam um total de R$ 13.800.000,00articulados por meio de emendas parlamentares do ex-senador Romero Jucá.

A vicinal do Bom Intento é uma importante via de escoamento dos polos de agricultura familiar, com uma produção bastante diversificada, com o cultivo de grãos (milho, soja e sorgo), hortaliças, hortifrútis (maracujá, melancia, tomate e laranja), além de bovinocultura.

O presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Água Boa, Bom Intento e Água Santa, Tompson Ribeiro, destacou que a estrada do Bom Intento é de suma importância para o escoamento da produção dos alimentos, principalmente no período do inverno.

“Com a chegada das máquinas para trabalhar e melhorar a nossa estrada, todos os produtores serão beneficiados. E só temos a agradecer, pois esse serviço vai atender principalmente nossos produtores da agricultura familiar”, disse o presidente da associação.

Wanderley José da Silva, faz parte da Associação de produtores do Bom Intento. Ele é produtor de maracujá e trabalha por irrigação durante o ano todo. Segundo ele, chega a colher por mês de 2 a 3 mil quilos da fruta. “Eu acredito que com essas melhorias nas vicinais, vão beneficiar bastante as pessoas que estão começando a se motivar pelos incentivos da prefeitura pelo PMDA, e com o asfalto chegando, vai nos beneficiar e muito”, parabenizou o agricultor.

O pacote de obras foi articulado por meio de emendas parlamentares do ex-senador Romero Jucá

Mais tecnologia para a agricultura familiar – Novos maquinários também foram entregues aos produtores familiares do município. A prefeitura segue investindo na mecanização de qualidade para beneficiar todas as etapas da produção agrícola, garantindo um maior rendimento para a safra 2022.

“As novas máquinas e implementos vão fortalecer ainda mais o apoio ao agricultor familiar. A escavadeira hidráulica é um equipamento muito esperado pelos agricultores para a construção de tanques para irrigação e piscicultura. Os maquinários para o cultivo da batata-doce vão fortalecer ainda mais os polos de produção. As grades aradoras, niveladoras, caucareadeira e plantadeira serão utilizadas na safra 2022”, afirmou o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas do município, Guilherme Adjuto.