Mais de 1,6 mil vagas de emprego foram criados para a educação municipal

Para o ano letivo de 2019, a prefeitura criou mais de 1,6 mil vagas de emprego.
Mais de 500 novos servidores da educação municipal tomaram posse nesta quinta-feira (24)

A Prefeitura de Boa Vista empossou nesta quinta-feira, 24, a 509 novos professores, sendo 444 pedagogos e 65 educadores físicos. Estes profissionais somarão aos mais de 2 mil professores da rede e reforçarão o ensino nas 121 unidades do município.  As aulas da rede municipal de ensino começam no próximo dia 30, já com novos servidores concursados.

Para o ano letivo de 2019, a prefeitura criou mais de 1,6 mil vagas de emprego. Foram dois seletivos das áreas rurais, indígenas e urbanas, que juntos ofertaram 620 vagas para cargos de níveis superior, médio e fundamental, e o Concurso Público de 2018, que ofertou mil vagas para cargos de professores pedagogos, de Educação Física e cuidador escolar.

Segundo a prefeita, a presença de profissionais concursados na rede é importante porque a gestão pode investir ainda mais em capacitação permanente e na valorização profissional. “É importante falar que geramos mais de 1.600 empregos para este ano letivo. O nosso ensino municipal está estruturado, temos uma boa merenda, robótica, estamos trocando todo o mobiliário das escolas. O dinheiro é investido mesmo na educação de uma forma saudável, temos atrativos onde faz com que as crianças queiram ir para escola. Trabalhamos diariamente para que a qualidade seja reforçada cada vez mais”, ressaltou.

A nova professora da rede Mara Rhauane Silva, 29 anos, empossada como pedagoga, declarou a emoção de ingressar como concursada no município. Formada também em Direito Civil, ela declarou que sempre foi apaixonada por pedagogia, e por isso, decidiu por sua segunda formação acadêmica.

“Estou muito feliz em ter saído da faculdade de pedagogia e já conseguir passar no concurso público. Quando realmente gostamos do curso temos mais facilidade tanto para estudar e se preparar como para trabalhar em sala de aula. Eu tenho ótimas expectativas, de fazer um bom trabalho, me esforçar e dar o máximo em sala de aula. É uma satisfação fazer parte agora da educação da prefeitura”, declarou.

Com a posse, a professora de Educação Física, Nayra Yasmin Pinheiro, 29 anos, assinou seu segundo contrato com a prefeitura. Para ela, a felicidade é muito grande em continuar a servir o município, agora em tempo integral com os dois vínculos.

“Há algum tempo a coordenação de Educação Física vem realizando um bom trabalho conosco e com a educação escolar do município. Ano passado, veio bastante materiais esportivos para as escolas. Estrutura das escolas está cada vez melhor. Enquanto servidora, espero que esse nível se mantenha. Servidor motivado trabalha com mais dedicação”, disse.

Somente neste mês, a prefeitura também empossou 342 cuidadores, deste mesmo concurso, que ofertou um total de 1 mil vagas.  Desde 2013 foram entregues 33 novas unidades de ensino, incluindo creches e escolas. Dos cerca de 4.5 mil servidores empossados desde então, quase 3 mil foram para o quadro da educação.

Hoje os professores de sala de aula recebem R$ 600 de Gratificação de Incentivo à Docência (GID). Boa Vista também é a primeira capital do Brasil a implantar a Robótica Educacional, com materiais manipuláveis, em todas as escolas públicas.