O Exército Brasileiro deflagrou nesta terça-feira (21) a Operação Curare X em Roraima. A ação será realizada pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva.
O intuito é reduzir ilícitos transfronteiriços e ambientais, intensificar a presença militar na Amazônia, realizar operações militares preventivas e repressivas na faixa de fronteira do estado, por meio de ações aéreas, terrestres e fluviais, em coordenação com agências e órgãos de segurança pública.
Durante a operação, serão feitos postos de bloqueio e controle de estradas nas rodovias e vicinais em busca de contrabandos, armas e drogas. Ações de combate ao garimpo ilegal, repressão a extração ilegal de madeira e aumento das tropas nas regiões de fronteira, em reforço às ações da Operação Controle.
A Operação Curare X também levará serviços de atendimentos médicos, odontológicos, e psicológicos, assim como assistência social e palestras sobre proteção e valorização da mulher às comunidades indígenas em área de fronteira.
O efetivo de oficiais variará de acordo com a necessidade de cada missão e ainda não há data para encerrar a operação.
A operação tem o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Polícia Rodoviária, Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil de Roraima, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Informações: G1 Roraima