Denarium decreta a extinção de duas escolas no Sul de Roraima

Decretos foram publicados na edição de 16 de agosto de 2019 do Diário Oficial do Estado de Roraima (DOERR) — Foto: Reprodução/Rede Amazonica Roraima
Decretos foram publicados na edição de 16 de agosto de 2019 do Diário Oficial do Estado de Roraima (DOERR) — Foto: Reprodução/Rede Amazonica Roraima

O governador Antonio Denarium (PSL) decretou a extinção de duas escolas do Sul de Roraima. Uma é a escola estadual Professora Zoraide da Gama, localizada no município de São Luiz, e a outra a escola estadual Valério Magalhães de Caracaraí.

Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOERR) dessa sexta-feira (16). A justificativa para a extinção das escolas é que ambas estavam com as atividades paralisadas.

De acordo com a publicação, a escola Professora Zoraide da Gama estava sem funcionar desde de 2013. O acervo documental e a emissão de documentos referentes à vida escolar dos ex-alunos ficará sob responsabilidade da escola estadual João Rodrigues da Silva, no mesmo município.

A Secretaria de Educação e Desportos (Seed) afirmou que São Luiz conta com as escolas Professor Alan Kardec Dantas Haddad, com 168 alunos, e João Rodrigues da Silva com 175 estudantes matriculados. E que as duas atendem a demanda do município.

O período que a escola Valério Magalhães estava sem funcionar não foi informado no texto do decreto. Os documentos ficam sob a guarda do Centro Regional, instalado na escola José Vieira de Sales Guerra.

Embora o texto do decreto afirme que a escola estava com as atividades paralisadas, a Seed disse que a instituição comportava sete alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, que foram absorvidos pela escola municipal de Caracaraí.

O estado não informou o que deve ser feito com os prédios das escolas que foram extintas.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter), Flávio Bezerra, disse que “o governo deveria repensar seu posicionamento e junto a cada comunidade dar vida a escola, mas prefere fugir a sua responsabilidade e simplesmente fecha a instituição a título de economia de gastos.”

“Sempre que uma escola é fechada, fecha-se também um posto de trabalho e o sonho de um futuro melhor para a comunidade. Já nos posicionamos quanto ao fechamento da escola 13 de Setembro [em Boa Vista] e também vamos nos manifestar chamando a comunidade a se posicionar e junto lutarmos pela reabertura das escolas”, finalizou.

Informações: G1 Roraima