Indice de famílias endividadas cai 5,8%, menor patamar de Roraima nos últimos cinco anos

Cartão de crédito esta entre os violões que deixam famílias endividadas - Divulgação
Cartão de crédito esta entre os violões que deixam famílias endividadas – Divulgação

O índice de famílias endividadas em Roraima no mês de agosto foi o menor em cinco anos, revela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). O estudo foi divulgado nessa segunda-feira (16) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a pesquisa, 66,5% das famílias roraimenses estavam endividadas no mês passado. A CNC estima que em números absolutos existam 61 mil famílias endividas no estado.

Em relação ao mês de julho, o índice caiu 5,8%, o segundo mês consecutivo de queda, atingindo o menor percentual desde junho de 2014. A redução é ainda maior se comparada com o mesmo período do ano passado. O recuo chega a 9,6%.

O número de pessoas com contas em atraso também sofreu redução, saindo de 37,3% no mês de julho, para 35,8% em agosto, o menor valor desde junho de 2014. Todavia, ainda existem aproximadamente 33 mil famílias roraimenses com saldo no vermelho.

O índice de famílias que não podem pagar as contas foi o único que permaneceu estável em agosto, registrando 2,2%, o que corresponde a mais de duas mil famílias em Roraima. A pesquisa detalha que dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (61,2%); carnê de lojas (37,4%); crédito pessoal (16,8%); e cheque especial (13,4%).

Essas dívidas comprometem em média 27,8% da renda das famílias roraimenses e se alongam por sete meses. Entre aqueles que têm contas em atraso, o tempo médio de vencimento é de 51,2 dias.

BRASIL

O índice de famílias brasileiras endivida aumentou pelo oitavo mês seguido, alcançando 64,8% do total, o maior patamar desde julho de 2013. O percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso também aumentou entre os meses de julho e agosto de 2019, assim como em relação a agosto do ano anterior para 24,3%.

SOBRE A PESQUISA

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com aproximadamente 18 mil consumidores.

Informações: Roraima em Tempo