O Ministério da Saúde disponibilizará para Roraima mais de R$ 8,6 milhões para compra de equipamentos e materiais permanentes para unidades de saúde. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (11).
O montante é oriundo de emendas parlamentares e será pago em parcela única. O valor será encaminhado para o Fundo Estadual de Saúde de Roraima. “Os recursos desta portaria serão organizados e transferidos na forma de Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde”, cita trecho do texto.
A prestação de contas sobre a aplicação dos recursos será realizada por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG).
SAÚDE
Em maio, o governo de Roraima prorrogou por mais 90 dias o decreto de calamidade na saúde. A medida foi motivada pela crise financeira e o aumento de venezuelanos nos hospitais, intensificado, à época, pelos conflitos entre civis e militares na Venezuela.
O caos na área da saúde foi enfatizado em novembro do ano passado, quando o Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) suspendeu as cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Meses depois, a volta dos procedimentos foi determinada em decisão judicial.
Entretanto, o CRM continua a denunciar a falta de insumos básicos e medicamento dentro das unidades de saúde.
Informações: Roraima em Tempo