Roraima registra aumento de 100% no número de focos de calor em 2019, aponta Inpe

O número de focos ativos de calor em Roraima apresentou alta de 100% em 2019 frente ao mesmo período do ano passado. Os dados integram o Programa de Queimadas do Instituto Nacional Pesquisas Espaciais (Inpe).

Conforme os números, entre janeiro e dezembro deste ano o estado somou mais de 4,7 mil focos de calor, maior número desde 1998, início da série histórica. Em contrapartida, no mesmo período de 2018, apenas 2,3 mil focos foram registrados.

Este ano, a alta foi intensificada entre os meses de março e abril, quando mais de 3,5 mil focos de calor foram identificados. O número representa mais de 79% dos focos registrados durante todo o ano.

Por outro lado, o número de focos começou a reduzir no mês de maio, quando o estado registrou apenas dois focos. O resultado foi o menor para o mês desde 2012, quando houve apenas um foco.

Segundo o levantamento, 2003 foi considerado o ano recorde com o maior número de focos de calor, somando mais de 3,9 mil. O estado, no entanto, já ultrapassou a máxima registrada pelo Inpe, apresentando um crescimento de 19,8% no total de focos.

BRASIL

Dos estados da região Norte, o Pará teve o maior número de registros, com mais de 30 mil focos. O estado é seguido por Tocantins (13,5 mil) e Amazonas (12,6 mil). Enquanto Amapá apresentou 1,2 mil focos. A unidade é seguida pelo Acre, com mais de 6,8 mil, e por Roraima, com 4,7 mil.

Já entre os estados que integram a Amazônia Legal, foram registrados mais de 12,5 mil focos ativos. Em termos regionais, o Norte se destacou com mais de 80,4 mil focos. A região é seguida pelo Centro-Oeste (49,9 mil), Nordeste (43,6 mil), Sudeste (14,3 mil) e Sul (8,1 mil).

Em todo o Brasil, foram identificados mais de 165,6 mil focos de calor entre janeiro e dezembro deste ano. Conforme os dados, em termos nacionais, o maior número foi registrado em 2007, quando o país somou mais de 393,9 mil focos.

FOCOS DE CALOR

Os focos de calor é um dado capturado pelos satélites de monitoramento que estão a uma altitude de 700 a 900 km sobre o planeta. Os sensores do satélite registram temperaturas acima de 47°C.

Ao longo dos anos, o Inpe tem avançado na auditoria das detecções de focos de calor com intuito de evitar falsas detecções, desta forma, dificilmente um foco de calor detectado não seja incêndio ou queimada. Um incêndio ou uma ocorrência podem gerar um ou vários focos de calor, dependendo da extensão da linha de fogo.

Informações e foto: Roraima em Tempo