Péssimas condições de pontes em vicinais de Mucajaí causam transtornos a moradores

Moradores da Vicinal Tamandaré, município de Mucajaí, Sul de Roraima, procuraram a redação para denunciar a falta de estrutura e as péssimas condições das pontes que ligam a região às demais cidades. Segundo os denunciantes, as três pontes localizadas na vicinal estão totalmente intrafegáveis, uma delas chegou a desabar na última semana, quando um caminhão tentou atravessar.

Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, contou que o problema já é antigo e a cada dia se agrava. Segundo ela, as péssimas condições de tráfego tem prejudicado o escoamento da produção agrícola e até mesmo impedido que estudantes frequentem normalmente a escola.

“Todas as três pontes apresentam péssimas condições, uma já caiu e a outra também está prestes a desabar. Os produtores não conseguem nem mesmo escoar a própria produção e os alunos não conseguem ir para a escola, pois nenhum ônibus ou caminhão conseguem chegar na vicinal”, explicou.

Ainda de acordo com a denúncia, o problema já foi apresentado as autoridades responsáveis, mas, até o momento, nada chegou a ser feito para resolver a situação. “E não foi falta de aviso. Agora ficará do mesmo jeito, pois não é a primeira que quebrou. E sabe o que poderes têm feito para resolver nossa situação? Nada!”, relatou.

De acordo com outro morador, eles precisam fazer gambiarras nas pontes para que veículos de pequeno porte possam ter acesso à região. “Passamos nas pontes na sorte, arriscando nossas vidas e de nossos filhos nenhum político faz nada, sem contar que a estrada está em condições”, completou.

A situação já havia sido denunciada ao Roraima em Tempo no final de setembro. À época, o Governo do Estado havia informado que a empresa responsável pela reconstrução das estruturas das pontes receberia ordem de serviço até o dia 15 de outubro.

OUTRO LADO

Procurada pela Redação, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que a Vicinal Tamandaré não está incluída no atual processo de licitação para a recuperação de pontes.

Porém, técnicos da Seinf estão nessa semana na região para levantar as informações necessárias sobre o problema e abrir posteriormente o processo que atenda às pontes que precisam de recuperação na região de Tamandaré.

A Seinf informou ainda que a manutenção de vicinais e pontes nelas incluídas, não é de responsabilidade do Governo de Roraima. Mas, o Estado faz o trabalho em parceria com as demandas solicitadas pelas prefeituras.

Informações e foto: Roraima em Tempo