A noite desta sexta-feira, 31, foi marcada pela visita do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, à Boa Vista. Ele foi recepcionado pela comunidade Nipo-brasileira em Roraima em um jantar solene. O vice-prefeito e secretário municipal de Educação e Cultura, Arthur Henrique Machado, participou do evento representando a prefeita Teresa Surita.

O vice-prefeito destacou que a prefeitura reconhece a Associação Nipo-brasileira de Roraima (ANIRR) como uma instituição que desenvolve um trabalho social de valorização da cultura japonesa no estado.

“A comunidade japonesa, além de ser conhecida pelos costumes milenares, é muito bem vista por todos e leva desenvolvimento por onde passa. Hoje, em Boa Vista, a contribuição da comunidade japonesa é muito grande e isso é importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou.

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, fez um agradecimento especial à Prefeitura de Boa Vista pela parceria de longos anos. “Já é a segunda vez que visito Boa Vista e quero agradecer de forma especial à prefeitura por ter contribuído significativamente para as ações de valorização da cultura japonesa no estado. É uma parceria muito positiva”, concluiu.

Parcerias – A Prefeitura de Boa Vista doou um terreno no bairro Caçari para construção do Centro Cultural da Associação Nipo-brasileira em Roraima, que permite a expansão das atividades culturais.

O Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e a Associação Nipo-brasileira de Roraima têm uma parceria com foco no desenvolvimento de ações culturais envolvendo os projetos de ambas as instituições em Boa Vista, principalmente direcionado às crianças.

Com apoio do IBVM e da Prefeitura de Boa Vista, a ANIRR tem expandido às crianças e adolescentes um pouco mais da cultura nipônica. A parceria permite que os grupos culturais da associação participem dos eventos promovidos pelo IBVM, como Ciclo das Quintas, Igarapé Musical e outros concertos que acontecem anualmente no Teatro Municipal. O IBVM também leva bandas musicais e orquestras em eventos da ANIRR.

A Prefeitura de Boa Vista e o Governo do Japão já fizeram também parceria para aquisição de computadores e outros equipamentos que beneficiaram os jovens do Projeto Crescer.