Quase 30 crianças são resgatadas com quadro de desnutrição e malária na Terra Yanomami neste fim de semana

Quase 30 crianças são resgatadas com quadro de desnutrição e malária na Terra Yanomami neste fim de semana
Resgate na terra Yanomami/Foto: Reprodução Associação Urihi Yanomami Antonio Alvarado

Quase de 30 crianças foram resgatadas com um quadro de desnutrição e malária na Terra Indígena Yanomami em Roraima, neste último fim de semana. As informação são do presidente da Urihi Associação Yanomami, Júnior Yanomami.

“A gente tá indo buscar uma, mas a gente tá vindo trazendo 5 a 7 crianças […] São muitas, muitas mesmo. Só chegando aqui para ver que a comunidade está total desnutrida”, disse.

‘Caso Yanomami é uma tragédia’

O secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde (MS), Weibe Tapeba, definiu o atual cenário do povo Yanomami como ‘uma tragédia’. Em uma publicação feita das redes sociais no último sábado (21) quando chegou à Roraima, Weibe também escreveu que “o fato é que a presença do Estado e uma intervenção estratégica será a única chance para salvarmos não somente o povo Yanomami, mas também o território.”

Garimpo ilegal

Do mesmo modo, Weibe também lembrou que a presença do garimpo ilegal em território indígena é um dos problemas que o povo enfrenta.

A presença de 20 mil garimpeiros na região é o maior mal que existe. São eles que estão contaminando as águas dos rios, dominando partes das pistas de pousos, ameaçando e intimidando nossos profissionais de saúde e as próprias comunidades”, disse.

Desnutrição

Da mesma forma, Weibe também citou a desnutrição. A razão é a falta de alimentos, água potável e remédios.

“As mortes que tem ocorrido, é resultado da ausência de remédios e insumos básicos. Comida assistência básica e capacidade de remoção na hora certa”, ressaltou.

Leia mais:

A visita

Weibe Tapeba chegou ao estado na comitiva com o presidente Lula da Silva, (PT) no sábado, dia 21. No entanto, o secretário ainda está em Roraima. Ele deve permanecer em solo roraimense até a quarta-feira (25).

‘Desumano o que vi aqui’

Assim, durante a visita, Lula descreveu como “desumano” o cenário da saúde indígena no estado. Ele afirmou ter assumido compromisso com caciques e outros representantes de dar dignidade aos povos. Além disso, Lula prometeu acabar com o garimpo ilegal.

Leia mais aqui:

Fonte: Rádio Agência Nacional