Mecias e Jhonatan de Jesus indicaram os três últimos coordenadores do DSEI-Yanomami

Mecias e Jhonatan de Jesus indicaram os três últimos coordenadores do DSEI-Yanomami
Mecias de Jesus e Jhonatan de Jesus – Foto: Ascom Parlamentar

A repercussão mundial da crise humanitária dos Yanomami em Roraima serviu para mostrar muitas omissões políticas no Estado. Mas, sobretudo, revelou a influência do senador Mecias de Jesus e de seu filho, o deputado Jhonatan de Jesus, ambos do Republicanos, no Dsei-Yanomami.

Conforme a apuração do Roraima em Tempo, os três últimos dirigentes do órgão são indicações desses dois políticos.

O mais polêmico deles foi Rômulo Pinheiro de Freitas, cuja indicação partiu de Jhonatan de Jesus. Ele teve a gestão marcada por cobranças e manifestações dos indígenas.

O período de sua administração do DSEI-Y sobre a proteção de Jhonatan, também coincide com o agravamento da crise dos Yanomami. Aumentou o número de crianças e adultos desnutridos, assim como o de mortes. E sendo assim, todos esses fatos divulgados massificamente pela imprensa roraimense.

Mas antes de Rômulo, Mecias havia indicado Francisco Dias Nascimento Filho. E depois de Rômulo, quem assumiu o DSEI-Y foi o ex-vereador de Mucajaí, Ramsés Almeida. Também indicação de Mecias de Jesus.

Desvio de verba de medicamentos

A operação da Polícia Federal que ocorreu em 30 de agosto do ano passado apura o desvio de verba de medicamentos do órgão.

Pela falta destes remédios e insumos, muitas crianças morreram. A empresa que a PF investiga também é investigada por desvio de verbas da Covid-19 na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A empresa até mudou de nome depois da repercussão da CPI da Saúde na mídia local, onde, do mesmo modo, passou por investigação.

Fonte: Da Redação