Obra de hospital do Governo em Bonfim está abandonada há três anos

Obra iniciou em junho de 2019; Enquanto aguardam conclusão da reforma, pacientes são atendidos em posto de saúde do município; por outro lado, as mulheres em trabalho de parto são transferidas para Boa Vista

A demora na reforma do Hospital Pedro Álvaro Rodrigues, em Bonfim, Norte do estado, já dura mais de três anos. O Governo do Estado estimou que o hospital deveria ser entregue em fevereiro de 2020. Porém, adiou a obra mais de duas vezes e extrapolou todos os prazos de entrega.

A obra teve início em junho de 2019. Na época, o Governo divulgou que o investimento era no valor de R$ 3,5 milhões.

Nesse sentido, a proposta era entregar de 23 leitos, sala de fisioterapia e farmácia. Além disso, o projeto inclui a construção de uma maternidade e um centro cirúrgico.

Atualmente, a estrutura da unidade, que deveria atender à população do município de Bonfim, está abandonada. Conforme imagens enviadas à redação, o mato está invadindo toda a estrutura do Hospital.

De acordo com o vereador Gil Veras (MDB), desde 2019, que os pacientes esperam pela finalização da obra do Hospital, mas “nunca fica pronto”.

“Parece que o Governo contrata empresas que não têm capital de giro. A firma precisa ter o capital de giro pra dar continuidade. Contudo, eles contratam empresas de fachada e falidas para lavar dinheiro. Ou seja, destruíram o hospital pra fazer uma reforma platônica e, em vez de ajudar, prejudicou ainda mais a população”, disse.

O recurso para a obra é de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos).

O hospital está há mais de 3 anos em reforma – Foto: Arquivo pessoal

Pacientes atendidos no posto de saúde

O vereador destacou ainda que, enquanto a reforma não termina, os pacientes são atendidos no posto de saúde do município. O que, conforme ele, é inadequado.

“Hoje, o atendimento é feito em um posto de saúde, onde não tem espaço físico nenhum. Nem parto pode fazer direito, tudo é removido para Boa Vista. A população está cada mais prejudicada. Sem espaço físico, sem salubridade nenhuma”.

Ministério Público

Em setembro de 2021, o MPRR e o Governo do Estado firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para finalizar a reforma e entregar a unidade até março de 2022.

A promotora Renata Borici Nardi firmou o termo com o então secretário de estado da Saúde, Leocádio Vasconcelos.

Conforme o TAC, o Governo deveria entregar a obra no prazo de 90 dias e, em mais 90 dias, equipar e inaugurar o hospital, porém, o prazo expirou novamente .

Adiamento da entrega do Hospital

O Governo de Roraima adiou por mais 180 dias o prazo de entrega, em dezembro de 2021. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) publicou a ampliação do prazo, no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 22 de dezembro.

Na época, o Governo havia afirmado que precisou fazer uma adequação técnica e financeira. O intuito, ainda conforme o Governo, era ” garantir mais durabilidade à estrutura”.

Citado

Procurado, o Governo de Roraima informou que “a reforma do Hospital de Bonfim foi paralisada,
devido a empresa contratada para o serviço não ter honrado com o contrato”.

Por fim, ressaltou que a Secretaria de Saúde vai realizar uma nova licitação para contratar uma empresa para finalizar a obra.

Já a empresa PJC Engenharia, responsável pela obra, não quis se manifestar sobre o assunto.