Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Boa Vista segue o calendário do Ministério da Saúde (MS) e inicia na próxima segunda-feira, 10, a mobilização da Nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com intensificação das ações até dia 13 de março deste ano. O público-alvo são crianças a partir dos 5 anos de idade até jovens de 19, que não tenham comprovação vacinal ou apresentem esquema incompleto.

Em Boa Vista os últimos casos de sarampo confirmados são de 2018. No último ano, nenhum caso foi confirmado na capital, porém, em outros estados do Brasil há surtos da doença, por isso a campanha foi lançada nacionalmente. Embora a faixa etária da campanha seja de 5 aos 19 anos de idade, quem nunca foi vacinado pode se dirigir até uma unidade de saúde para receber a dose.

Quem não tem certeza se foi vacinado quando criança pode tomar a vacina, pois não há complicações se for aplicada uma segunda vez. A orientação é que pessoas de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral.

Em 2019 foram 50.182 doses aplicadas da vacina, com cobertura de 82,89% no município.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, ressalta que a medida de controle e prevenção mais efetiva é a vacinação. “Para mantermos o município livre do sarampo é importante que as pessoas continuem procurando as unidades de saúde, mantenham as cadernetas atualizadas para continuarmos sem casos confirmados da doença”, disse.