O furto de dois cabos elétricos da iluminação pública causou um prejuízo de R$ 33 mil para Boa Vista, de acordo com a prefeitura. Nesta quarta-feira (5) o município registrou um boletim de ocorrência pelo furto de aproximadamente 400 metros de cabos de 25mm do bairro Jardim Floresta, zona Oeste.
Em outubro de 2019, a prefeitura também deu queixa do furto de 590 metros de fios da Praça do Bairro Caranã, também na zona Oeste da cidade.
A prefeitura precisa arcar com as recuperações e reposições dos fios. Para dificultar os crimes, as caixas de passagem dos fios têm sido concretadas e a cada um metro e meio pinos são usados para fixar os fios.
O crime também se estende a paradas de ônibus, em 2019 o município teve prejuízo de R$ 800 mil com furtos de placas solares e baterias recarregáveis instalados nos abrigos.
A pena para quem for pego roubando ou destruindo patrimônio público pode variar de seis meses à três anos de prisão e ainda render multa, de acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro.
As denúncias de furto ou depredação de patrimônio público podem ser feitas por meio dos números 153 da Guarda Municipal, 190 da Polícia Militar ou 156 da Prefeitura de Boa Vista.
Informações: G1 Roraima – foto: Divulgação