Patrulha da Chuva – Obras de drenagem e limpeza das ruas eliminam pontos de alagamentos na capital

Mesmo antes do período de inverno chegar, as equipes da Patrulha da Chuva iniciaram as ações para reduzir possíveis alagamentos na cidade por meio de obras de drenagem e reforço na limpeza das ruas. As equipes já percorreram mais de 70 ruas, eliminando o acúmulo de lixo em bueiros, valas, córregos e igarapés. Somente entre os dias 13 de abril e 8 de maio, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente recolheu 3.832.010 quilos de resíduos.

O trabalho vai prosseguir pelos próximos meses, principalmente durante o período chuvoso. Também são empregados trabalhos de capina, remoção de entulhos e galhadas e a raspagem de areia, dentro e fora das “bocas de lobo”. Dessa forma, são eliminados pontos críticos, diminuindo os transtornos aos moradores durante as chuvas.

A população também pode contribuir com a patrulha, ligando para o 156 e relatando o problema de drenagem ou “boca de lobo” fechada ou suja. Outra forma de ajudar é evitar jogar qualquer tipo de resíduo nesses locais. Lembrando que aquelas pessoas que forem pegas jogando lixo em material inapropriado serão atuadas e vão responder conforme a lei.

A Defesa Civil Municipal também está sempre atuante na cidade, principalmente na redução de impactos causados por fenômenos da natureza, como queda de árvores. Qualquer situação anormal nestes locais deve ser informada por meio da Central 156.

Drenagem – A Secretaria Municipal de Obras mapeou em 2013 toda a cidade, 92 pontos de alagamentos foram constatados. Desde então, 40 áreas críticas de Boa Vista já receberam intervenção da prefeitura. Mais de 150 km de drenagem foram construídos por toda cidade, facilitando o escoamento da água das chuvas.