Testes rápidos para coronavírus são feitos apenas após avaliação médica

A testagem rápida realizada hoje em todo o Brasil, por conta da pandemia do novo coronavírus, tem sido uma das medidas utilizadas pelo Ministério da Saúde para identificar a covid-19. Em Boa Vista, os testes são disponibilizados nos postos de saúde para pacientes que passam por criteriosa avaliação médica.

O exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus e deve ser feito em pacientes com sintomas a partir do 8º dia. Antes ou após esse prazo, os testes rápidos tendem a apresentar falsos resultados. A testagem é utilizada como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentam sintomas da Covid-19.

É importante esclarecer que a aplicação segue os critérios estabelecidos e recomendados pelo próprio Ministério da Saúde, como a indicação por um médico ou profissional de saúde, após uma avaliação clínica.

“Temos atendido fielmente as determinações do Ministério da Saúde quanto aos procedimentos para a disponibilização do teste rápido nas unidades. Não é qualquer pessoa, com qualquer tipo de sintoma, que pode fazer teste. É preciso seguir todo um protocolo que o profissional de saúde está treinado a adotar para que os resultados sejam os mais fiéis possíveis”, explicou o secretário de saúde Cláudio Galvão.

Vale ressaltar que o teste não detecta especificamente o novo coronavírus e sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido.

Os testes realizados no município foram enviados pelo Ministério da Saúde e registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e validados pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS). A Prefeitura de Boa Vista também está adquirindo novos testes.

Quando devo fazer o teste? Quando apresentar sinais e sintomas como febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal, dor no corpo e dificuldades de respirar.

Qual melhor momento? O período mais indicado para fazer o exame (teste rápido) é o oitavo dia do início dos sinais e sintomas e 72h após o desaparecimento dos sintomas. Esse é o momento ideal para fazer o teste, pois é o tempo que leva para os anticorpos começarem a ser reproduzidos.

Se aplicado antes desse período, quando o organismo não está produzindo anticorpos, o resultado pode dar falso negativo. O resultado negativo não exclui a presença da doença e é preciso seguir outras condutas médicas, além do isolamento.

Onde encontrar o teste? O teste rápido pode ser encontrado nas unidades de atenção primária à saúde e laboratórios particulares. Porém, o paciente precisa ser notificado e isso é feito por um médico ou profissional de saúde.

ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO

Após o diagnóstico positivo para covid-19, os pacientes que apresentarem casos leves, sem necessidade de internação, são notificados ao isolamento domiciliar e são acompanhados pela equipe de Estratégia Saúde da Família, por contato telefônico, preferencialmente a cada 48 horas até o fim do período de isolamento domiciliar, que dura, em média, 14 dias.

Caso seja necessário o acompanhamento presencial, será feita visita no domicílio do paciente. Todos os casos serão acompanhados também por uma equipe de acolhimento psicológico da Secretaria Municipal de Saúde.