Cansados de esperar pelo Governo, moradores se unem para tapar buracos de estrada para Tepequém

Moradores do Tepequém se uniram para tapar os buracos na estrada RR-203, que dá acesso à Serra, localizada no município de Amajarí, ao Norte de Roraima.

De acordo com a moradora Irene Werlang, o mutirão ocorreu nessa quarta-feira (6) nos pontos mais críticos da estrada.

“Começamos pela manhã, nos trechos mais críticos conhecidos na região como ‘morro do piquiar’ e ‘ladeira da loura’, onde muitos carros não conseguem subir porque começam a deslizar e são obrigados a serem rebocados por outros carros para subir”, disse Irene.

Ainda de acordo com Irene, não é a primeira vez que os moradores se reúnem para fazer os reparos na estrada por conta própria.

“Infelizmente ficamos só nas promessas para a recuperação da RR-203. A reclamação é unânime por parte dos turistas. Isso causa má impressão no turista que frequenta a Serra. Até as estradas de chão que dão acesso as atrações turísticas estão em péssimas condições” frisou Irene.

Por meio de nota a Secretaria de Infraestrutura disse que está executado serviço de terraplanagem nos 103 km da RR 203, e também realizando tratamento das camadas inferiores que estavam deterioradas. Posteriormente, será colocado asfalto. Parte do serviço será iniciado ainda no mês de janeiro.

Em outubro de 2020, o governador Antonio Denarium esteve município do Amajari e assinou um documento com ordem de serviço para a recuperação de 104 km da RR-203. As informações foram divulgadas na página da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). No entanto, moradores dizem que o maquinário de trabalho, se encontra parado.

“As máquinas do governo estão lá, mas estão paradas. Mesmo abandono de sempre,” disse um morador da vila Brasil.

Ainda acordo com um dono de uma pousada, Adelson Soriano o problema pode se agravar com a chegada das chuvas.

“Há sete anos estamos nessa luta de tapar os buracos. Os moradores se unem compram cimento, areia, barro, colocam no próprio carro e saem tapando tudo, porque a estrada sumiu. Nós estamos pagando do próprio bolso toda a mão de obra, cada um dando um pouco”, explicou Soriano.

A Serra do Tepequém

A Serra do Tepequém fica distante cerca de 210 km de Boa Vista. O local é um dos mais visitados — mesmo diante das restrições durante a pandemia — por apresentar atrações como cachoeiras, um platô que chega a quase 1.022 m de altura e pelo clima ameno durante a noite, proporcionado pelas serras.

Informações: G1 Roraima – Fotos: Divulgação