Escola de Boa Vista desenvolve projeto de leitura delivery

Desde o início da pandemia em Boa Vista, as escolas municipais buscaram se adaptar rapidamente a esse novo momento. E é neste clima de isolamento social dos estudantes que a Escola Municipal Delacir de Melo Lima criou o projeto de leitura Caixa Literária Delivery.

Desde setembro, o projeto é levado de casa em casa pelos servidores da escola. São 16 alunos atendidos por semana, onde recebem as caixas contendo livrinhos de literatura infantil, jogos pedagógicos e materiais didáticos. Além disso, ganham de brinde um kit de material escolar com itens que utilizariam se estivessem em sala de aula, como cola, tesoura, hidrocor, tinta guache e outros.

Cerca de 50 estudantes já foram alcançados através do projeto. Lembrando que a iniciativa surgiu para reforçar as atividades do Aprendendo em Casa, gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação, alcançando aqueles alunos que, por algum motivo, não estão acompanhando pelas redes sociais.

O projeto possibilitou que a equipe escolar tivesse um novo olhar diante dos desafios enfrentados durante a pandemia, com ações eficazes no desenvolvimento do aluno. De acordo com Thalita Oliveira, coordenadora pedagógica, todas as crianças precisam manter o ritmo de estudos e o projeto veio reforçar isso.

“Criamos o projeto para ajudar nossas crianças. Percebemos que nos 22 grupos de WhatsApp muitos alunos não estavam participando do Aprendendo em Casa, às vezes por falta de internet, material didático, ou porque os pais não têm tempo. Vamos na casa entregar. Toda semana, 16 alunos são alcançados com esse projeto para eles manterem o ritmo de estudo, praticar a leitura e a gente não perder o desenvolvimento deles”, disse.

Esta semana chegou a vez do aluno Daniel de Souza, 9 anos, que recebeu a caixa literária com um sorriso no rosto. “Muito bom para nós. Esse projeto nos ajuda a aprender a ler ou melhorar a leitura. Isso foi muito legal por parte da escola”, disse.

O pai de Daniel, Roger Walter, 27 anos, também se surpreendeu com a iniciativa. “É muito legal o projeto. Nessa idade é essencial que eles tenham esse conhecimento. Isso demonstra o cuidado que a escola tem com essa criança. Isso para nós, pais, é muito importante e ficamos felizes com essa atitude”, declarou.

Após o término da semana, as caixas são higienizadas e uma nova remessa de entrega é efetivada atendendo outros alunos que ainda não participaram. A Caixa Literária deve ser pausada este mês de dezembro, respeitando as férias escolares.