Dezembro Vermelho – Equipes da UBS Santa Tereza entregam preservativos e orientam a população em Boa Vista

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, nessa terça-feira, 1º, a Prefeitura de Boa Vista deu início à programação de conscientização e prevenção nas unidades básicas de saúde. Uma delas, a unidade básica de saúde do bairro Santa Tereza, promoveu uma ação de panfletagem no cruzamento da avenida São Sebastião com Princesa Isabel.

Mais de 10 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, médico da família e acadêmicos de medicina, entregaram nos semáforos preservativos masculino e feminino e panfletos informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids.

O médico da família e comunidade, Hugo Rodas, explicou a finalidade da ação. “Nosso principal objetivo aqui é fazer com que as pessoas entendam a importância da prevenção, entregando para elas materiais informativos sobre as alternativas de tratamento aqui no município, disponíveis nas unidades básicas” disse.

“Também orientar as pessoas que, caso se sintam em alguma situação de risco, busquem as unidades para a realização dos testes rápidos”, completou.

Hoje, a Prefeitura de Boa Vista possui oito unidades básicas de saúde que atuam com a descentralização do manejo de pessoas que vivem com o vírus HIV/AIDS, o objetivo é que todas as 34 unidades passem a trabalhar para oferecer esse serviço. A unidade básica de saúde do Santa Tereza é uma dessas unidades de referência.

Vitória Melo, da área de direito, que passava pela avenida na hora da ação, parabenizou o trabalho e a iniciativa da prefeitura. “Muito importante. As pessoas precisam se conscientizar sobre o que o HIV, o que é a doença, e de que forma elas podem se tratar, muito importante mesmo”, comentou.

Durante todo o mês de dezembro, todas as unidades básicas vão intensificar as ações de prevenção sobre o tema, cada uma em datas e horários diferenciados.