Bares e restaurantes devem manter distanciamento de mesas e uso de máscaras

A Prefeitura de Boa Vista reforça a fiscalização no comércio local para evitar aglomerações e a contaminação pelo novo coronavírus. Entre os pontos visitados pelos fiscais estão bares, restaurantes e lanchonetes, que devem seguir as regras estabelecidas nos decretos de reabertura do comércio publicados pelo executivo municipal.

Veja lista de decretos sobre a pandemia aqui.

Dentre os protocolos de segurança estão: o uso obrigatório de máscaras de proteção, mesas e pessoas com distância mínima de, pelo menos, dois metros ou uso de barreiras físicas, reforço na higienização de mesas e cadeiras e limpeza do salão a cada duas horas, desinfecção dos cardápios com frequência e a preferência ao uso de talheres e copos descartáveis.

Os estabelecimentos também devem disponibilizar álcool em gel 70% em cada mesa e substituir o guardanapo de tecido por papel, entre outras recomendações. Sobre o serviço de self-service nos restaurantes, o atendimento deve ser feito com auxílio de um funcionário e sem o compartilhamento de talheres na hora de servir a comida.

Uma ação conjunta entre os fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Guarda Municipal está intensificando as orientações e fazendo valer as medidas na capital.

“As empresas precisam seguir as regras básicas que foram impostas para evitar a contaminação pela covid-19 em Boa Vista. Estamos orientando e averiguando se essas empresas estão cumprindo realmente aquilo que foi determinado e assinado no termo de compromisso, quando da reabertura do comércio local”, explica Fernando Matos, diretor da Vigilância Sanitária Municipal.