Profissionais do Samu, Hospital da Criança, postos de saúde e rede privada são vacinados contra a covid-19

Nesta sexta-feira, 22, foi a vez dos profissionais que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) receberem a dose da vacina

A Prefeitura de Boa Vista dá continuidade à vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Nesta sexta-feira, 22, foi a vez dos profissionais que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) receberem a dose da vacina.

“Nós, do Samu, reconhecemos a importância deste momento, visto que temos contato direto com os pacientes e geralmente somos nós que fazemos o primeiro atendimento, para só assim encaminhá-los à unidade hospitalar adequada”, disse Luciano Coutinho, diretor-geral do Samu Boa Vista.

Simultaneamente, profissionais que integram a rede privada de saúde também estão sendo vacinados no Centro Municipal de Imunização (CMI). A convocação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), via documento enviado às unidades. Porém, caso a unidade de saúde ainda não tenha recebido, pode fazer a solicitação e tirar dúvidas por meio do telefone 3621- 1006.

A médica Ana Grimouth atua na rede privada. Ao receber a primeira dose da vacina, disse que o momento é de esperança. “Eu sou do grupo de risco, tenho mais de 60 anos e uma série de problemas de saúde. Com essa vacinação, fico mais tranquila em continuar contribuindo para o combate o vírus”, contou.

Unidades básicas de saúde do município também receberam doses da vacina e estão imunizando os profissionais que atuam internamente, como é o caso da unidade localizada no bairro São Vicente. Marina de Souza é especialista em vacinação e reforça a importância da iniciativa. “Pra mim, a vacina é sinônimo de vitória, já que muitos amigos da saúde vieram a óbito tentando salvar vidas”, disse.

Hospital da Criança – Nessa quinta-feira, 21, teve início a vacinação dos profissionais do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Os grupos desta primeira etapa foram priorizados pelo Ministério da Saúde, seguindo critérios de exposição à infecção e de maiores riscos de agravamento pela doença.

Mais de 200 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos foram capacitados no plano de imunização contra a covid-19 em Boa Vista. Mesmo com a vacinação, a prefeitura recomenda os cuidados básicos contra o coronavírus: uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.