No mês da mulher, nada melhor que homenagear também as mulheres do agro, que são peças fundamentais no ciclo de produção do alimento. Por isso, nesta terça-feira, 16, a agricultora familiar Dalva Conceição concedeu entrevista ao programa Agroligadas, da Rádio Metrópole FM, da cidade de Cuiabá (MT).
O programa é composto por mulheres produtoras rurais e integrantes do Movimento Agroligadas, no estado do Mato Grosso. Por telefone, Dalva falou à rádio sobre sua experiência como agricultora familiar e empreendedora na área rural de Boa Vista.
Por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, criado pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), a agricultora iniciou plantio da batata doce e foi muito mais longe.
Hoje, o trabalho envolve a família, além dos vizinhos de sua propriedade na vicinal 2, no P.A Nova Amazônia I, conhecida como vicinal do Polo da Batata Doce e que engloba também o processamento do tubérculo para produção de farinha e derivados.
“Agradeço a oportunidade de poder contar minha experiência como agricultora e como empreendedora. Agradeço também a equipe da Secretaria de Agricultura pelo apoio, por meio do projeto. Sou muito apaixonada por agricultura e não vejo outra oportunidade para mim a não ser produzir alimento. Sou muito grata ao poder público que realmente está olhando por nós agricultores e realmente nos ajudando, é muito bom saber que não estamos sozinhos”, frisou.
Uma das âncoras do programa, Manaira Minuzzi, enfatizou que a agricultora boa-vistense tem história e experiências muito interessantes. “Conheci Dona Dalva em Boa Vista e já na primeira conversa fiquei super empolgada para que ela compartilhasse suas experiências com nossos ouvintes do programa”, disse.
O Secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Guilherme Adjuto destacou que Dalva é a referência do Agricultor familiar em Roraima. “Mulher guerreira, resiliente e dedicada. Nossos agricultores indígenas que estão iniciando a produção de batata doce com o apoio da prefeitura se espelham no trabalho dela”, concluiu.