“VIRADINHA DA VACINA” – Crianças de Boa Vista demonstram coragem e ousadia para vencer a covid-19

Evento acontece simultaneamente na Praça do Centro Cívico e no Parque Germano Sampaio

Hoje, 19, é um dia especial de enfrentamento ao covid-19. E para isso, a Prefeitura de Boa Vista promove neste sábado, 19, a “Viradinha da Vacina”, uma grande mobilização de imunização voltada principalmente ao público infantil de 5 a 11 anos de idade. O evento vai até às 20h de hoje, na Praça do Centro Cívico e no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.

Quem chegou cedo na “Viradinha da Vacina” na Praça do Centro Cívico, foi a dona de casa Ana Caroline Sena e a filha Agatha Lavinia Moreira, de 5 anos, para tomar sua primeira dose da vacina contra a covid-19. E veio até fantasiada de sua super-heroína favorita. “Ela quis vir tomar a primeira dose, fantasiada de Ladybug, porque ela disse que não tem medo de vacina e enfrentar o coronavírus”, disse a mãe, orgulhosa.

A dona de casa Ana Gorete Domingos levou seus dois filhos para se imunizarem, Orlando Domingos, de 9 anos e a Mariane Domingos, de 7 anos. “É importante eles se vacinarem, para a saúde deles. E toda a vacina é bem-vinda. E eu acho que é a mesma vacina como a febre amarela, BCG, quando é obrigatório”, afirmou a dona de casa.

Já na Praça Germano Augusto Sampaio, a dona de casa Nilva Maria Paulino levou suas duas sobrinhas para se vacinarem, a Sophie Vitória, de 7 anos e a Steffanny Vitória, de 5 anos. “Já tem dois anos que estamos vivendo uma fase difícil. E é importante todos nós nos protegermos e logo passar essa pandemia, para voltarmos ao nosso cotidiano”, destacou Nilva.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, a expectativa é atender de 4 a 5 mil pessoas, de todas as idades, garantindo uma população ainda mais imunizada contra a covid-19. O balanço total será divulgado na próxima segunda-feira, após levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

“Já vacinamos mais de 6 mil crianças em Boa Vista. E hoje esperamos vacinar o maior número possível de crianças. Aproveitamos para chamar a população que ainda não se vacinou, tanto criança, quanto adulto que ainda não tomou a 1ª dose da vacina, que compareça. E quem está com a 2ª dose em atraso, pode vir se imunizar sem nenhum problema, porque o importante é você completar seu esquema vacinal”, disse a superintendente.

Imunização – Para o público infantil, são utilizadas as doses pediátricas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Pfizer e Coronavac. Já para os adultos estão disponíveis, além dessas duas, também os imunizantes da Janssen e AstraZeneca.

Os pais e responsáveis deverão levar o cartão de vacina da criança e, caso for se vacinar também, deverão levar a cartão com a 1ª dose e 2ª dose caso deseja tomar a dose de reforço.

Estrutura – Para atender a população, foi montada uma estrutura nos dois pontos para o evento. Com um Portal Multimídia, painel de Led com vídeos institucionais. Além disso, ambos os locais contam com estrutura coberta para maior comodidade e conforto do público; área de observação (para receber as crianças após a vacina); ambulatório com profissionais de saúde para dar suporte, caso alguma criança necessite e banheiro familiar.