Alunos de Rorainópolis protestam contra Governo devido obras inacabadas e falta e estrutura em escola

Conforme relatos, alunos já chegaram a passar mal por conta do calor por faltas de ar-condicionado na escola; Mãe afirmou que os problemas influenciam diretamente na educação dos estudantes

Alunos da Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis, Sul de Roraima, tomaram as ruas da cidade em manifestação na manhã desta quarta-feira (31). As principais pautas dos estudantes são a falta de ar-condicionados, laboratórios e espaço adequado para descanso entre um período e outro.

A mãe de aluno, Joice Libório, reclamou do calor e da falta de uma boa alimentação para os estudantes. “Uns que vão para a casa vão correndo para voltar, pois o almoço não é bom na escola. Então, não tem uma alimentação boa, passa o dia inteiro na escola e ainda tem o calor. As crianças passam mal”, relatou.

Para ela, esses problemas influenciam diretamente na educação das crianças e adolescentes. “A criança não consegue se concentrar no estudo, porque é muito calor mesmo. Os pais já fizeram abaixo-assinado, já fizeram muita coisa, mas não resolve”, disse.

Do mesmo modo, a aluna do 1º ano Larissa Alves afirmou que os estudantes já reclamaram em vários lugares nada foi resolvido.

“É muito triste, porque a gente tem que estar aqui todo santo dia estudando e passando calor. Tem gente que não aguenta, tem gente que passa mal, tem gente que vai para casa e não volta mais porque não tem como voltar para uma escola que não tem estrutura”, falou.

Falta de estrutura

Tijolos abandonados pela empresa responsável pela obra

A adolescente disse ainda que a unidade tem problemas estruturais. Por isso, os alunos precisam improvisar.

“Tem sala que está toda remendada com fita isolante a central. Tem sala que não tem porta. A nossa quadra nunca foi terminada. O nosso laboratório nunca foi terminado. Os banheiros não prestam”, explicou.

Na escola, há uma construção abandonada de um almoxarifado, uma área de serviços, um laboratório e uma quadra polioesportiva com vestiário para os estudantes. Segundo informa uma placa do Governo do Estado no local, o investimento é de mais de R$ 1 milhão e tem o prazo de 210 dias para conclusão. No entanto, não tem a data de início da obra.

Informações: Roraima em Tempo