10ª SEMANA PEDAGÓGICA – Profissionais do município recebem formação com grandes especialistas em educação do Brasil

A 10ª Semana Pedagógica, evento promovido pela prefeitura, traz uma intensa formação aos profissionais da rede municipal como forma de prepará-los para as aulas do Ano Letivo 2023. Durante toda a semana, em torno de 30 palestras e oficinas com temáticas diversificadas, estão sendo ministradas por representantes do Instituto Alfa e Beto, Unicef, UFRR, além de palestrantes renomados nacional e internacionalmente.

São especialistas em educação que estão compartilhando seus ensinamentos e experiências e difundindo o tema do evento “Escola que Ensina e Transforma”. O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, foi quem deu início à programação no primeiro dia com a palestra “O Ensino da Língua Portuguesa”.

A instituição é parceira do município há mais de 10 anos e participa ativamente do avanço e das melhorias em toda a rede municipal. “Fiquei feliz com a escolha do tema, porque permite que a gente faça uma relação da atividade que os profissionais vão desenvolver durante o ano com o nosso material. Para o professor, às vezes é o 5º ou 10º ano ensinando os mesmos assuntos e a mesma disciplina. Mas para o aluno é sempre uma novidade”, disse.

É o caso da professora Fulvia Santana, que leciona em sala de aula há 10 anos. Para ela, participar da Semana Pedagógica é se permitir aprender coisas novas para inovar no processo de aprendizagem dos alunos, principalmente após o período de pandemia, onde a maioria dos estudantes esteve preso às telas.

“Os palestrantes trazem situações atuais que nos fazem pensar em formas de como atrair a atenção dos alunos. Como professores, faz parte da nossa missão de ensinar e desenvolver essas crianças pensar em coisas novas e que chamem a atenção deles. Estou gostando muito”, contou.

Quem também veio para somar ao evento foi o palestrante educacional Vicente Falcão. Sua trajetória profissional vai além da área de educação, em sua bagagem exerce experiências como professor, palestrante, escritor, consultor e mentor de palestrantes. Com o tema “Gestão e Liderança”, ele transmitiu aos gestores escolares formas práticas e simples de melhorar o ambiente escolar como um todo.

“Foi uma energia muito boa. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por si só, tem uma pegada inovadora. Abordamos dificuldades do dia a dia e como vencer esses obstáculos com qualidade de vida, conquistando colaboradores e fazendo uma escola mais humanizada”, explicou.

Além do presidente João Batista, Márcio da Costa e Robério Fernandes, também do Instituto Alfa e Beto, foram convidados para palestrar no evento. A programação ainda conta com a palestrante educacional Sandra Bozza e a palestrante motivacional Leila Navarro. Os oficineiros Hellen Rodrigues (Colégio de Aplicação – UFRR) e Yuri Pires Rodrigues (Unicef) também estiveram presentes.

O presidente do IAB, João Batista, avalia que a prefeitura se mostra comprometida com a educação municipal, investindo em melhorias, construindo novas creches e pré-escolas e capacitando os profissionais. “E tudo isso mantendo a qualidade de ensino, mesmo após o período de pandemia. Foi uma grande caminhada até aqui, e ainda temos muito pela frente”, contou.

FEIRA PEDAGÓGICA – Além das palestras e oficinas, os profissionais da educação ainda aproveitam para conferir a Feira Pedagógica, que este ano trouxe o ‘Espaço dos Autores’ para exposição de livros e demais obras regionais. A feira conta ainda com os expositores Zeca Formiga – com brinquedos pedagógicos, Livraria Boa Vista e DL Personalizados – com papelarias e camisetas.

Programação completa da 10ª Semana Pedagógica: https://bit.ly/3Y2whrQ

______________________

LINK DAS FOTOS (Créditos)

Jonathas Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjApnsj