Com influência de Romero Jucá em Brasília, Boa Vista estreita relações com o Governo Federal para garantir mais investimentos

Com influência de Romero Jucá em Brasília, Boa Vista estreita relações com o Governo Federal para garantir mais investimentos
Prefeito Arthur Henrique e Romero Jucá no Ministério da Educação, em Brasília – Foto: Reprodução/Instagram/Romero Jucá

O presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá, juntamente com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, estiveram em Brasília, na última semana, para garantir investimentos à capital. Além da participação da cidade em ações desenvolvidas pelo Governo Federal.

Eles se reuniram com ministros e secretários de Saúde, Cidades, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança. Nas ocasiões, Arthur e Jucá apresentaram as demandas mais urgentes de Boa Vista aos representantes.

“Quando a gente visita um Ministério, constrói o compromisso para ter o apoio nas ações que são importantes para a melhoria de vida das pessoas”, escreveu o presidente do MDB em Roraima em publicação nas redes sociais. “Meu compromisso em fazer o melhor para essas pessoas continua”, completou.

Jucá e Arthur em reuniões com Ministérios

Com o secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, Arthur e Jucá trataram da necessidade de obras de drenagem, do apoio para a consolidação do Plano de Resíduos Sólidos e ainda, o planejamento para as obras de saneamento rural.

Já com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Osmar Junior, eles ressaltaram o tema crescimento populacional causado pela imigração.

“O apoio do Governo Federal é fundamental para que possamos oferecer projetos que promovam a geração de emprego e renda, que garantam a segurança alimentar dessas famílias e que possibilitem mais qualidade de vida para todos”, destacou o prefeito.

Dessa forma, entre as medidas emergencias sugeridas por Jucá e Arthur estão: fortalecimento das cozinhas comunitárias; o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que o presidente Lula já havia anunciado em visita a Roraima; assim como a celeridade ao Cadastro Único para a inserção dessas famílias no programa Bolsa Família.

Além disso, Arthur e Jucá conversaram com o ministro da Justiça, Flávio Dino. No encontro, trataram sobre os impactos da imigração em todas as áreas, sobretudo, a segurança.

“Conversamos sobre projetos para fortalecer a nossa Guarda Municipal, que sera ampliada em breve com o concurso público. Mas necessitamos de apoio do Ministério para capacitação, aquisição de equipamentos, e para ampliar o videomonitoramento na cidade”, disse Arthur.

Por fim, com o ministro das Cidades, Jader Filho, trataram sobre políticas públicas de desenvolvimento para a capital de Roraima, momento em que apresentaram o Plano de Desenvolvimento Econômico para Boa Vista. O material foi elaborado recentemente e reúne ações de curto, médio e longo prazo.

Educação

Na sexta-feira (24) Jucá e Arthur estiveram no Ministério da Educação. Dessa forma, apresentaram as principais demanda ao ministro Camilo Santana.

Como prioridade, trataram da questão migratória que afeta as escolas do município. Pois Boa Vista concentra a maior parte de migrantes venezuelanos que buscam sobrevivência no Brasil.

Por conta disso, Arthur disse então que pretende investir em novas escolas e vagas para as crianças em Boa Vista.

“Temos cobrado do Governo Federal a compensação dessas despesas e solicitado o apoio para ampliar os investimentos na educação. Já que Boa Vista não possui recursos financeiros suficientes para absorver toda essa demanda. Precisamos, de forma emergencial, construir mais escolas e creches e ampliar o número de vagas imediatamente”.

Por outro lado, Jucá disse que essa busca de investimentos é improtante para manter a qualidade da educação em Boa Vista, que é uma das melhores do País.

“Boa Vista tem uma das melhores qualidades de ensino do país. E esse encontro serviu para discutirmos as demandas necessárias para ampliarmos o número de vagas, melhoramos a remuneração dos nossos profissionais e, da mesma forma, a qualidade de ensino”, explicou Jucá.

Fonte: Da Redação