Hospital de Campanha para atender indígenas em RR deve ser inaugurado hoje

Hospital de Campanha para atender indígenas em RR deve ser inaugurado hoje
Hospital de Campanha em Boa Vista – Foto: Sargento Lucas Nunes/CECOMSAER

O Hospital de Campanha, localizado ao lado da Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista, está em processo de montagem e deve ser inaugurado nesta sexta-feira (27). A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou a informação ontem (26).

A unidade móvel visa prestar atendimento a aproximadamente 700 pessoas dos povos da Terra Indígena Yanomami. 

Na segunda-feira (23), uma aeronave da FAB transportou sete módulos do Hospital de Campanha do Rio de Janeiro (RJ) à Boa Vista (RR). A estrutura conta com laboratórios e ambulatórios para a realização de atendimentos emergenciais, consultas, exames e ultrassonografias.

“Uma equipe multidisciplinar está fazendo o levantamento das necessidades. O importante é que o atendimento será resolutivo. Por exemplo, as indígenas poderão fazer o preventivo ginecológico e receber o resultado na hora”, enfatizou o Coordenador do HCAMP e o diretor do Hospital de Aeronáutica de Manaus, coronel médico Rodolfo José Seraphico de Souza Siqueira.

Conforme a major médica Juliana Freire Vandesteen, da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), 30 militares, entre graduados e oficiais, integram a equipe do Hospital de Campanha em Boa Vista.

Segundo ela, os atendimentos serão feitos por médicos das especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria, Radiologia, Ginecologia, Patologia, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.

No momento, estão ocorrendo atendimentos médicos aos indígenas no Surucucu e em Boa Vista, onde está sendo montado o HCAMP. Enquanto isso, os pacientes em estado mais grave estão sendo evacuados para hospitais de Boa Vista.

Para o devido atendimento à comunidade indígena, foram enviados como carga aparelho de raio-x; aparelho de ultrassonografia; farmácia e laboratório, que possibilitam a realização de exames laboratoriais; unidade celular de saúde, leitos de internação para pacientes ambulatoriais e estabilização de pacientes mais graves que precisem ser removidos para Unidades de Saúde mais complexas; dentre outros.

Fonte: Força Aérea Brasileira