GESTÃO DE EXCELÊNCIA – Capacidade de pagamento de Boa Vista é classificada com nota máxima pelo Tesouro Nacional

Boa Vista já é reconhecida como uma das melhores administrações municipais do País. Comprovando mais uma vez a gestão de excelência da Prefeitura, o Tesouro Nacional classificou a capital roraimense como “A”, nota máxima no levantamento da capacidade de pagamento (CAPAG) dos municípios brasileiros. Isso significa que a cidade está elegível para receber a garantia da União em operações de crédito.

A classificação é concedida a cidades que apresentam equilíbrio orçamentário, transparência nas contas públicas e responsabilidade fiscal. A gestão tem trabalhado para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz, a fim de atender às necessidades da população, além de promover o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, este reconhecimento reflete uma administração responsável, transparente e comprometida com as finanças e investimentos. “A classificação pelo Tesouro Nacional é importante para a gestão financeira de Boa Vista. Esse reconhecimento é reflexo do trabalho eficiente e responsável da minha equipe na administração das finanças públicas”, disse.

Com a garantia da União em operações de crédito, a Prefeitura terá ainda mais oportunidades de investimentos em projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população, como a construção e ampliações de escolas e creches, de Unidades Básicas de Saúde, além de melhorias na infraestrutura urbana.

Metodologia: O cálculo é feito com base em três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, que avaliam o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas e a situação de caixa para verificar a saúde fiscal do estado ou município.

Após análise desses indicadores, são atribuídos aos estados notas de A a D, sendo requisito para recebimento de garantia da União que o ente tenha capacidade de pagamento calculada e classificada como A ou B.

Em 2022, a relação de capitais com nota máxima pelo Tesouro Nacional são: Aracaju – SE, Belém – PA, Boa Vista – RR, Florianópolis – SC, João Pessoa – PB, Macapá – AP, Maceió – AL, Manaus – AL, Palmas – TO, Porto Alegre – RS, Porto Velho – RO, Rio Branco – AC, São Luís- AC e Vitória – ES. 

* Confira o relatório oficial do Tesouro Nacional! 

Em 2021, Capital também foi considerada a 4º melhor do país, segundo levantamento do sistema Firjan

Boa Vista foi classificada como gestão fiscal de excelência, ficando em 4º lugar no ranking de gestão fiscal das capitais do Brasil em 2020. O levantamento do sistema Firjan foi divulgado em outubro de 2021. A média do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) foi calculada em cima de quatro quesitos: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.

Em 2020, Boa Vista foi a 3ª capital com melhor situação fiscal do Brasil

Em um levantamento inédito da consultoria Tendências, que avaliou o quadro das finanças dos municípios brasileiros, Boa Vista recebeu a terceira melhor nota (8,3) ficando à frente de capitais como Curitiba, Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus. Boa Vista ainda foi considerada a capital que mais faz investimentos do país, com taxa de 23,53%.

O estudo avaliou seis indicadores: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário. Numa escala de 0 a 10, as notas acima de 8 classificam o município com capacidade fiscal muito boa. A análise foi feita no período de 2017 a 2019.