TÁ NO SANGUE! – “Sou filha de ambulante, foi meu pai que me ensinou a empreender”, diz beneficiária da AME

Há pouco mais de três anos, Edilene tomou a decisão que transformaria sua vida: empreender. Ela, que até então trabalhava como vendedora em uma loja, viu no empreendedorismo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da família. Atualmente, já proprietária de uma lanchonete localizada no Centro da capital, ela se prepara para mais uma etapa: a ampliação do negócio.

Edilene Barbosa é uma das 180 novas beneficiárias da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME) que participam do primeiro curso de Educação Financeira do ano. O curso foi dividido em quatro turmas e, nesta quarta-feira, 1, foi a vez da última turma. Edilene chegou cedo para garantir um lugar nas primeiras fileiras.

“É uma parceria que vai ajudar a crescer meu negócio. Uma mão amiga que vai acompanhar todos nós. Então tô muito feliz e agradecida pela oportunidade. Com o crédito, vou ampliar minha lanchonete para ter mais coisas pra vender”, disse.

Edilene é uma das 180 novas beneficiárias da AME para o ano de 2023

Na vida de Edilene, o empreendedorismo chegou cedo. “Sou filha de um ambulante, dono de uma banquinha ali no Terminal do Centro. Eu me emociono lembrando porque foi meu pai que ensinou a gente, eu e meus irmãos, a vender, a pensar em alimentação, em sustento. Tá no sangue! E eu amo empreender”, falou.

O empreendedorismo também veio de família para Leandro Araújo, que trabalha no ramo de moda infantil há cerca de dois anos. “A AME vai agregar no crescimento da nossa empresa, tanto financeiramente, como educacionalmente. E esse curso hoje é um exemplo disso, uma orientação de como prosperar”, explicou.

Já para Francisca Clotilde, o empreendedorismo é a história de toda uma vida. Há cerca de cinco anos, por meio da Prefeitura de Boa Vista, ela realizou o sonho de conseguir seu próprio lanche, localizado na Praça Genésio da Costa Aguiar, no bairro Pérola

Francisca é autônoma a vida inteira. Ela conta que nunca trabalhou de outra forma.

“Sempre fui autônoma, empreendedora. E sempre no ramo de alimentos. Agora, a AME vai me ajudar a repor minha mercadoria. Tive problemas de saúde recentemente e estou me reerguendo agora. Estou muito feliz com a oportunidade e agradeço muito ao prefeito Arthur Henrique pela criação da AME”, contou.

CAPACITAÇÃO – O curso de Educação Financeira é o primeiro de um total de seis cursos. Por ser o primeiro, ele é considerado um pré-requisito para o pequeno empreendedor obter o crédito, conforme explicou a diretora executiva da AME, Scheila Hortmann.

A diretora executiva da AME, Scheila Hortmann, foi quem recebeu a última turma do curso de Educação Financeira

“Esse é o único curso que eles assistem antes de obter o crédito. Os outros seis eles acompanham após receber o capital, até para que a teoria e a prática sejam trabalhadas. Com essa última turma iniciando hoje, o próximo passo é a aprovação pelo Comitê de Crédito e, após 15 dias, eles recebem o empréstimo”, relatou.

Os outros seis cursos abordam os seguintes temas: Formação de preços de venda, Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão da Empresa e Benefícios de se tornar MEI.

______________________

FOTOS (Créditos):

Giovani Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjAqB6Q