TJRR inaugura Centro de Memória e Cultura

TJRR inaugura Centro de Memória e Cultura
Centro de Memória e Cultura do TJRR – Foto: Nucri/TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) possui agora um espaço destinado a preservar e divulgar a história do Poder Judiciário roraimense, promovendo cidadania e integração com a sociedade. O Centro de Memória e Cultura foi inaugurado na última terça-feira (31) e está localizado na avenida Ville Roy, casa 1, bairro São Pedro.

Documentos, processos e mobiliários antigos, se integram a tecnologia, formando um espaço interativo, educativo e cultural. Isso tudo para mostrar aos visitantes um pouco da história, não só do Poder Judiciário, mas também do Estado de Roraima e sua cultura.

O presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, ressalta que a instalação do Centro de Memória e Cultura visa disponibilizar um espaço cultural para toda a sociedade. Valorizando assim o presente, o passado e o futuro do estado.

“É um convite, a uma viagem ao passado para refletirmos melhor o nosso presente revelando os acertos dos nossos pioneiros”, disse.

O Centro de Memória é fruto de um trabalho realizado há dois anos, que consiste desde a criação de equipes para a captação de material, visitas a outras instituições para troca de expertises e planejamento de criação, montagem e finalização das obras, como conta o presidente da Comissão de Gestão da Memória (CGM), juiz convocado, Luiz Fernando Castanheira Mallet.

“Foi um processo realizado a muitas mãos. Tivemos o apoio da presidência que, muito consciente em relação a importância da história, podemos apresentar o resultado que temos hoje. Algo realmente é espetacular”, ressaltou.

Uma equipe formada por servidores de diversos setores do TJRR, designados de Grupo de Trabalho da Memória Institucional (GTMI), foi responsável pelas pesquisas e estrutura.

O Centro

A coordenadora do Centro, Olane Matos, explica que o espaço é um local onde as pessoas vão poder mergulhar na história do TJRR.

“Além da prestação jurisdicional, destacamos lado social,  solidário, as ações educativas do Tribunal, a responsabilidade social que a Justiça tem com a sociedade. Além de uma prestação jurisdicional de qualidade, de excelência”, pontuou.

Telões interativos; fotos; atas de reunião; documentos históricos; objetos antigos e uma exposição especial do museu integrado de Roraima, são algumas das atrações do Centro de Memória. O historiador do museu, Hugo Mendes, afirma que o principal objetivo é contar a história do TJRR e como ela está relacionada ao desenvolvimento da cidade de Boa Vista.

“O Centro de Memória e Cultura tem essa proposta de contar a história do Judiciário e promover a cultura roraimense. Cada um de nossos espaços foi pensado para demonstrar como a história do Tribunal se relaciona com a própria história do desenvolvimento da nossa cidade de Boa Vista”, destacou.

Durante a inauguração uma cápsula do tempo com documentos da Corte de Justiça e da sociedade foi fechada e só será aberta em 2041, ano em que o Judiciário de Roraima completará 50 anos de história. Esse marco histórico finaliza a linha do tempo do novo centro.

Funcionamento

O Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 18h, e abre suas portas para toda a sociedade roraimense.

Participaram da solenidade de inauguração o vice-presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, o desembargador Almiro Padilha, o desembargador, Erick Linhares, o juiz convocado Luiz Fernando Mallet, o procurador-geral do Estado, representando o governador, Jean Michett, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima, Ednaldo Vidal, o representante do

Defensor Público do Estado, Natanael Ferreira, o representante da secretaria de Cultura, Enos Almeida, a diretora do museu integrado de Roraima, Elena Fioretti, o presidente do Conselho Estadual de Cultura de Roraima, Sebastião Alberto Vieira, o diretor de Turismo, Bruno Dantas, e os magistrados, servidores e cidadãos que estiveram presentes no evento.

Fonte: Da Redação