RITMO DE FESTA! – Projetos sociais retornam às atividades em clima de carnaval

O dia começou em ritmo de festa para Maria Alves e os demais integrantes dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista, que retornaram do recesso nesta segunda-feira, 13. E com uma programação ‘pra lá’ de carnavalesca, os participantes dos projetos ArtCanto, Cabelos de Prata e Conviver foram recebidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pintolândia.

Os integrantes foram recebidos com uma programação em clima de carnaval

A programação contou com atividades lúdicas, ginástica laboral e apresentação dos jovens do ArtCanto, além de um lanche ao final. A titular da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), Nathália Cortez, participou do acolhimento e falou sobre a expectativa para o ano que se inicia.

“Eles estavam com saudade e a gente mais ainda. Para esse ano, além de fortalecer as atividades já realizadas, pretendemos ampliar ainda mais os atendimentos e trazer novas atividades e propostas que estimulem a socialização e melhorem a qualidade de vida de todos”, disse.

Maria Alves (à esquerda) e Hanna Michele integram os projetos Cabelos de Prata e ArtCanto

Dona Maria, de 71 anos, integra o projeto Cabelos de Prata há 30 anos e não via a hora do fim do recesso. Para ela, o projeto representa transformação de vida. “Depois que entrei no projeto comecei a fazer de tudo. Amo jogar vôlei e dançar, principalmente no Carnaval e na nossa Festa Junina. É uma das melhores coisas da minha vida”, falou.

Os jovens do projeto ArtCanto também fizeram parte da programação com apresentação de marchinhas que embalaram os presentes. A jovem Hanna Michele, de 15 anos, é integrante há pouco mais de um ano do projeto e já sente as mudanças proporcionadas pela socialização.

“Eu gosto muito de cantar, mas sempre fui muito tímida. Estou me soltando aos poucos e é legal perceber essas mudanças. O projeto é muito bom e eu gosto muito de participar. A gente acha que não vai sentir saudade, mas quando o recesso chega, a gente sente”, relatou a integrante.

Os participantes foram recebidos com muita dança e marchinhas de carnaval

Durante o período de pandemia, os projetos sociais ocorreram de forma escalonada, conforme lembrou a secretária Nathália. “Durante esse tempo eles procuram muito a gente, porque de fato os projetos são ambientes de socialização positiva, que trazem uma nova perspectiva de vida a eles. No Cabelos de Prata já tivemos até casamento!”, contou.

DEDO VERDE E RUMO CERTO – Para marcar o retorno dos projetos Dedo Verde e Rumo Certo, os integrantes realizaram a blitz educativa “Todo dia é dia de Saúde Mental” em frente a Semges, a fim de promover uma reflexão sobre o tema. Os jovens também distribuíram mudas de plantas do Horto Municipal aos condutores.

Durante a ação, os integrantes do Dedo Verde entregaram mudas de plantas do Horto Municipal

Projeto Crescer retoma oficinas com prédio revitalizado

Nesse clima de retorno, os integrantes do Projeto Crescer têm um motivo a mais para celebrar. O prédio foi entregue revitalizado nesta segunda-feira, 13, com mais salas para ampliar os atendimentos e melhor receber os participantes. No Crescer, são ofertadas nove oficinas, dentre elas, a de Corte e Costura.

A integrante do Projeto Crescer, Isaura Rufino, se encontrou no artesanato por meio da oficina de Corte e Costura

Isaura Rufino, de 19 anos, integra a oficina há cerca de quatro anos e comemorou o retorno. “Quando comecei, eu não sabia nada sobre o assunto. Hoje em dia, além do conhecimento adquirido, eu consigo socializar e me comunicar melhor com as pessoas. O que mais gosto, dentro da oficina, é focar no artesanato da costura”, pontuou.

______________________

LINK DAS FOTOS (Créditos):

Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHBqjArZzC

Jonathas Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjArXYg