Prefeitura adia 3ª etapa do plano de reabertura do comércio

326

A prefeita Teresa Surita anunciou nesta segunda-feira, 17, o adiamento da terceira etapa do Plano de Retomada da Atividade Econômica, que estava prevista para ocorrer na próxima quarta-feira, 19. A decisão foi tomada devido ao aumento no número de novos casos.

“Apesar de estarmos com uma redução de 72% no número de óbitos, tivemos um aumento no número de novos casos da doença. Vamos acompanhar os números por mais uma semana e só vamos dar continuidade a abertura da terceira etapa quando estivermos seguros da estabilidade”, afirma a prefeita.

De acordo com a vigilância epidemiológica do município foram registrados entre a semana 33 (02 a 08 de agosto) e a semana (26/07 a 01/08) uma redução de 72% no número de óbitos confirmados por Covid-19. Na semana 33 foram confirmados cinco óbitos enquanto que na semana 31 haviam sido confirmados 18 óbitos.

Em relação ao número de novos casos da doença, foi registrado um aumento de 5% entre a semana 31 (26/07 a 01/08) e a semana 29 (12 a 18/07). Na semana 31 foram confirmados 1.891 novos casos, enquanto que na semana 29 haviam sido confirmados 1.801. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Roberta Calandrini, explica que os dados são monitorados diariamente e são importantes para a tomada de decisão da gestão.

“Estamos monitorando diariamente os dados para subsidiar a tomada de decisão da prefeita, sempre buscando garantir a saúde da população. Ressaltamos ainda que nestas quatro semanas, os dados são atualizados e todos os outros indicadores são monitorados conjuntamente por todas as áreas da Secretaria. É importante lembrar que os dados apontam para a estabilização da doença em Boa Vista, mas precisamos reduzir os números. Para isso a população deve colaborar com o uso de máscaras e evitar aglomerações”.

Última etapa estava prevista para esta quarta-feira (19) e incluiria teatros, cinemas e espaços para eventos

Reabertura – O planofoi dividido em três etapas, sendo que a primeira ocorreu no dia 20 de julho e a segunda no dia 4 de agosto. A prefeitura sempre deixou claro que todas as etapas dependeriam de alguns fatores, entre eles a redução no número de novos casos da doença e de óbitos. Vale ressaltar que as escolas não estão em nenhuma das três etapas e é um dos segmentos que será avaliado posteriormente.

Máscaras – A prefeita ressaltou mais uma vez a necessidade do uso das máscaras como forma de combater e se prevenir da covid-19. Além disso, trata-se de um item obrigatório, passível de multa, de acordo com Decreto 52/E de 24 de abril.  A orientação é que a população também não deixe de lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel.

A máscara é um equipamento de proteção necessário. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é umas das formas de evitar o contágio enquanto a pandemia persistir. A Prefeitura de Boa Vista tem desenvolvido diversas ações de conscientização, inclusive com distribuição de máscara para a população.

As três fases do plano

1ª ETAPA – 20 de julho

– Comércio varejista; atividades de serviços em geral; clínicas e consultórios médicos/odontológicos; Shoppings, centros comerciais e galerias; Bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação por meio de entrega em domicílio, pronta entrega em veículos (delivery) e retirada do produto no local (drive-trhu), igrejas e outros templos religiosos;

2ª ETAPA – 4 de agosto

– Personal trainers, academias e outros; espaços públicos; bares, restaurantes e estabelecimentos com atendimento presencial restrito, excluindo serviços de self-service (suspensos até o fim da pandemia);

3ª ETAPA

– Espaços de eventos e festas; cinemas, teatros e auditórios.