Vereadores aprovam projeto de lei que cria Programa Baby SPA nas Unidades de Saúde e Família Que Acolhe

O programa já existia na UBS Aygara Motta, no bairro Cidade Satélite

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou na sessão desta quarta-feira (15), o projeto de lei que institui o Programa Baby SPA nas unidades básicas de saúde e no Família Que Acolhe (FQA). O PL 077/2021 foi feito com base em uma experiência que deu certo na Unidade de Saúde Aygara Motta, no bairro Cidade Satélite.

A autora do Projeto de Lei é a vereadora Regiane Matos (MDB), que havia implantado o Programa Baby SPA naquela UBS, quando foi gestora da Unidade. “O Programa consiste em massagem relaxante e hidroterapia, realizadas na UBS pelo próprio responsável do bebê, supervisionados por uma equipe, nos primeiros seis meses de vida da criança”, explicou.

O atendimento será para as famílias que fazem parte da puericultura nas UBS e FQA no município de Boa Vista. “Essa ação irá estreitar o vínculo de afeto, carinho e proteção entre o bebê e seus responsáveis”, destacou.

Com a implantação do Baby SPA em todas as unidades de saúde, será possível oferecer um atendimento diferenciado e humanizado para os bebês, garantindo assim as necessidades de desenvolvimento físico e cognitivo na primeira infância, conforme prevê a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

Referência – A vereadora, que é líder do MDB na Câmara Municipal, destacou o fato de Boa Vista ser referência em Políticas Públicas voltadas para a primeira infância. E que o projeto irá reforçar ainda mais esse trabalho, sendo expandido para as outras unidades de saúde da capital.

O projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara, seguirá agora para sanção do prefeito Arthur Henrique.

A vereadora Regiane Matos (MDB) é a autora do projeto

Home Fitness – O Home Fitness foi outro programa idealizado por Regiane, quando gestora da UBS Aygara Motta, que se transformou em projeto de lei e aprovado por unanimidade na CMBV, no último dia 31.

Esse programa prevê a realização de atividades físicas por meio de aulas online durante a pandemia, e é destinado a todas as pessoas assistidas pelas unidades de saúde.

De acordo com o projeto de lei, os participantes deverão ser avaliados, orientados e monitorados antes e durante o tempo de permanência no programa, mediante avaliação antropométrica e clínica, por profissionais da Equipe de Saúde da Família e revisadas pelo educador físico responsável pelo grupo Home Fitness ao qual o paciente será integrado.

“São ideias que deram certo para a comunidade, oferecendo mais qualidade de vida para as pessoas e que agora, como vereadora, estou legislando para que esses projetos sejam expandidos para toda a cidade”.