TÉCNICAS NA AGRICULTURA – Prefeitura promove 1° Dia de Campo sobre Hortifrutis de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista deu iniciou nesta sexta-feira, 24, ao 1º Dia de Campo sobre Hortifrutis de Boa Vista, com a proposta de trazer novidades e oferecer alternativas na produção da agricultura familiar do município. O evento que vai até este sábado, 25, é voltado para  produtores rurais, estudantes e profissionais do campo e acontece no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na estrada do Bom Intento, Km 5 (RR 321).

O prefeito Arthur Henrique participou da abertura do evento e destacou que a prefeitura é a única do Estado que trabalha com foco especial ao agronegócio. Para isso, é necessário aproveitar, com inteligência e planejamento, essa vocação para o campo, buscando parcerias e atrair mais investidores, principalmente, atender às reais necessidades das famílias produtoras de Boa Vista.

Prefeito Arthur Henrique destacou que a prefeitura é a única do Estado que trabalha com foco especial ao agronegócio.

“Este evento trará palestras e iremos demonstrar o que fizemos no plantio com cultura irrigada de hortifrutis, onde temos dois principais fornecedores que estão apresentando seus produtos. Então, é um momento importante tanto para o agricultor familiar, como também para o comerciante que fornece insumos e sementes e faz a demonstração dos seus produtos durante esse Dia de Campo”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, o Dia de Campo é voltado principalmente para o pequeno agricultor que é responsável por 70% dos alimentos que chegam diariamente na mesa do roraimense.

O Dia de Campo é voltado principalmente para o pequeno agricultor que é responsável por 70% dos alimentos
que chegam diariamente na mesa do roraimense.

“Buscamos mostrar a potencialidade que a cidade de Boa Vista tem para esses tipos de cultivo. E vale destacar que boa parte desses alimentos chegam na maioria em Roraima de outros estados, com um preço elevado e em muitas das vezes com uma validade não tão superior pela longa distância de viagem. E queremos mostrar ao agricultor que usando a semente correta, o preparo do solo a adubação, ou seja, tecnificando, é possível em qualidade e em quantidade também”, disse o secretário.

O casal de agricultores João Alves, de 62 anos e Jucenyr de Oliveira, de 56 anos, está entre os primeiros a fazer a inscrição para participarem das palestras oferecidas durante o evento. “Produzimos quiabo, milho, feijão e abóbora e a nossa ideia é aumentar e melhorar a nossa produção e nesses dois dias, queremos aprender mais sobre as técnicas no campo”, afirmou o agricultor.

O casal de agricultores João Alves Jucenyr de Oliveira, foram um dos primeiros a fazer a inscrição no evento

Planejamento – As atividades se iniciaram no mês de novembro do ano passado com a preparação do solo, onde algumas culturas foram instaladas no início de dezembro e outras posteriormente, para que no período evento estivessem em pleno desenvolvimento ou em fase de colheita, possibilitando a  criação de outros polos de produção com novas culturas como: alface, repolho, pimentão, cebola, dentre outros.

Amostras – Durante as palestras, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará quatro cultivares de macaxeira e ministrará duas palestras: uma sobre o cultivo de tomate e outra sobre o cultivo da macaxeira.

Dentre as culturas estão: pepino, abóbora, pimentão, melão, melancia, coentro, cebolinha, quiabo, tomate, dentre outros

Outras duas empresas privadas também participam do evento, apresentando seus portfólios de produtos que foram instalados no CDT. Dentre as culturas estão: pepino, abóbora, pimentão, melão, melancia, coentro, cebolinha, quiabo, tomate, jiló, mamão e maracujá. As novidades serão o cultivo de cenoura ,cebola, brócolis e repolho.

Palestra – O Dia de Campo também conta com duas palestras gratuitas durante os dois dias do evento, sobre o Cultivo da Cenoura/Cebola ministrada pelo engenheiro Agrônomo Rafael Sales, da Agristar do Brasil e também tomate/macaxeira, ministrada pelo doutor Daniel Schurt da Embrapa- RR.

__________________

Fotos: Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjAx3YS