Prefeitura de Boa Vista inicia vacinação contra Influenza

Prefeitura de Boa Vista inicia vacinação contra Influenza
Imunizando sendo aplicado em idosa/Foto: Divulgação Semuc

As prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira (27) a vacinação contra o vírus Influenza. Para a primeira etapa a capital conta com s 20 mil doses. As vacinas já estão distribuídas em todas as salas de vacina.

Campanha antecipada

A campanha foi antecipada na região norte pelo Governo Federal. A razão foi em razão das chuvas de abril. No entanto, nas outras regiões do Brasil, a campanha só vai começar no dia 10 de abril. 

Assim, a coordenadora de Imunização de Boa Vista, Christianny Filgueiras falou sobre a importância de agilizar os trabalhos.

“Como recebemos as doses do governo federal, a Prefeitura agilizou para deixar logo disponível para a população. Assim, a gestão tem uma proteção antecipada o que diminui o índice de lotação no Hospital da Criança e nas unidades de saúde antes da chegada do inverno. Quando há o aumento nos casos de doenças respiratórias”, disse.

O primeiro dia

Do mesmo modo, a dona de casa Sandra Maria Leite aproveitou para se vacinar no primeiro dia da campanha. “Sei que a vacina nos protege contra a gripe e suas complicações. Então me vacinei logo, como sempre fiz nos anos anteriores.”

Além disso, a Vanessa Ana Bento levou a filha Mirela, de 4 anos, na unidade básica Mariano de Andrade. “Ela está dentro do grupo prioritário para se vacinar nessa primeira etapa. Criança é sempre mais frágil e temos que vacinar para proteger contra a doença”.  

Quem pode se vacinar

Nesse sentido, na primeira fase da campanha, podem vacinar;  crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes e puérperas; Idosos com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; indígenas; professores; pessoas com comorbidades e com deficiência; militares das Forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e passageiros urbanos; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os documentos necessários

Conforme a Prefeitura de Boa Vista, para se vacinar, é importante ter em mãos os seguintes documentos: cartão de vacina, cartão SUS ou CPF em uma das 32 UBS’s que possuem sala de vacina. Então, confira no site da prefeitura os endereços de cada uma delas.

Lançamento da campanha

Por fim, no dia 1º de abril vai ocorrer oficialmente o lançamento da campanha. Ela então vai ocorrer no Parque  Germano Augusto Sampaio, que está localizado no bairro Pintolândia. Portanto, a programação está prevista para iniciar as 16h. Ao mesmo tempo, a Prefeitura vai oferecer vacinas do calendário nacional, suplementação de vitamina A e pesagem do Bolsa Família.

Fonte: Da Redação