Prefeitura institui Feirinha do Calçadão da Praça Linear

Prefeitura institui Feirinha do Calçadão da Praça Linear
Arthur Henrique assinou decreto nesta sexta-feira (31) – Foto: Edilon Albino

A Prefeitura de Boa Vista instituiu a Feirinha do Calçadão da Praça Linear Chico do Carneiro. O prefeito Arthur Henrique assinou o decreto durante solenidade nesta sexta-feira(31).

O local destina-se à venda de diversos produtos artesanais, acessórios, lanches, bem como alimentos caseiros e industrializados, entre outros produtos. Desse modo, a feirinha funcionará de sexta a domingo, com início às 17h e encerramento às 22h.

Arthur Henrique explicou que os feirantes vieram de outro local. E então, puderam contar com o apoio da Prefeitura.

Nesse momento aqui a gente faz um ato oficial e bastante simbólico que é oficializar de vez aqui a feira do calcadão. Eles [os empreendedores da feira]  trabalhavam em outro local, mas com o fim do estabelecimento lá eles procuraram um outro local. Então, a Prefeitura como parceira apoiou o trabalho deles, veio até aqui e garantiu a condição de trabalho“, explicou o prefeito.

Maria Josafá é empreendedora do ramo da confecção. Ela atua no ramo há quase três anos. No entanto, sua marca existe há cinco anos.

“Ela é uma marca autoral e exclusiva para meninas fabricada em tecido 100% algodão que tem tudo a ver com o clima da cidade. A cidade é muit aberta para o empreendedorismo. O meu negócio cresceu muito depois que eu vim para cá. Então a Feira do Calçadão foi uma grande oportunidade. E hoje é um dia de felicidade”, disse.

Sérgio Pillon, diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), explicou como a feira começou.

“Uma das prioridades do prefeito Arthur Henrique é incentivar o empreendedorismo. É apoiar as pessoas que têm um objetivo na vida de crescer, de gerar emprego e renda. Esse pessoal trabalhavam ali na Benjamin Constant até o final do ano passado. Como encerrou a lá eles procuraram a Ehmur e eu imediatamente procurei o prefeito e ele achou ótimo essa ideia de dar essa oportunidade para eles aqui nessa área tão bonita e tão agradável”, relatou.

Romero Jucá trouxe recursos para obra da praça

O ex-senador Romero Jucá prestigiou a institucionalização da Feirinha do Calçadão da Praça Linear. Desse modo, ele lembrou que proporcionou os recursos para a construção do local. Além disso, destacou a nova oportunidade emprego e renda gerada na capital.

“Boa Vista é a cidade do empreendedor. O último índice apontou que Boa Vista é a 6ª cidade do Brasil mais empreendedora, o que é muito importante. E um espaço como esse aqui, o Parque Linear do Chico do Carneiro, bem como outras praças que existem na capital, dão margem a esse tipo de atividade. Na verdade, é um encontro da família com a geração de renda, com a alegria, com o lazer, e a gente fica muito feliz de testemunhar tudo isso”, ressaltou.

Sobre a Praça Linear

A Prefeitura fechou 2km de vala e entregou uma praça totalmente estruturada e moderna para a população há pouco mais de um ano. Dessa forma, o local hoje é um espaço de lazer moderno com ciclovia, academia ao ar livre, calçadão e iluminação 100% LED.

A obra teve início na gestão da ex-prefeita Teresa Surita com recursos articulados pelo ex-senador Romero Jucá. E, como resultado, são 20 mil metros quadrados de área construída.

Mas antes de passar pelo processo de urbanização, o local recebeu 1,6 km de drenagem, sanando pontos de alagamento. São 2km de ciclovia, 13 mil metros de calçada, academia ao ar livre, suportes para bicicleta, estacionamento para veículos automotivos, 165 árvores, 32 lixeiras e 58 bancos, além de iluminação 100% LED.

A vala que existia no local causava transtornos e prejuízos à população, devido ao lixo e animais mortos que eram jogados no local, oferecendo riscos à saúde dos moradores e desvalorizando os imóveis da região.

Homenageado

O nome da praça é em homenagem a Francisco Araújo Vasconcelos, conhecido como ‘Seu Chico’ ou ‘Chico do Carneiro’ que faleceu em 2021. Nascido na cidade de Santa Quitéria, no Ceará, chegou a Roraima com a família em 2001 e se tornou conhecido no comércio por ser proprietário de duas unidades do tradicional restaurante ‘Chico do Carneiro’, nome dado pelos próprios clientes.

Uma delas funcionava onde hoje é a Praça Linear Francisco Araújo Vasconcelos (Chico do Carneiro).

Fonte: Da Redação