Abandonado e sem previsão de obras, ‘Totozão’ vira depósito de cadeiras

Abandonado há mais de uma década, o Ginásio Poliesportivo Vicente Ítalo Feola, conhecido como Totozão, agora é usado para armazenar cadeiras. É o que aponta denúncia enviada à redação nesta segunda-feira, 30. Mesmo após dois anos e meio de mandato e com recursos em caixa, o governador, Antonio Denarium (sem partido), não iniciou a reforma e revitalização do local.

Governo abandona cadeiras novas dentro de ginásio Totozão, em Boa Vista. Quero saber, como pagador de impostos, por que o governador está usando um local desprotegido, abandonado, para empilhar milhares de cadeiras compradas com dinheiro público?”, cita trecho da denúncia, ao acrescentar o questionamento: “Quanto o senhor governador pagou por essas cadeiras, para ficarem jogadas em um local abandonado?”.

Expectativa x Realidade

O local já foi palco de grandes eventos esportivos como disputas de artes marciais, jogos, futebol de salão, voleibol e basquete. Além disso, já foi sede da abertura de jogos escolares, concurso de bandas e fanfarras de Roraima e outras programações tradicionais de grande porte. Hoje, a realidade é bem diferente, tendo vista o abandono por parte do Poder Público, que virou alvo de denúncias da população.

O Totozão está situado em uma das principais avenidas de Boa Vista, a Ene Garcez, que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede e onde fica a maior praça pública da cidade. Apesar de bem localizado, o ginásio poliesportivo está com a estrutura caindo aos pedaços, depredada, sem iluminação e tomada pelo mato e sujeira, servindo como abrigo para usuários de drogas e consumo de bebida alcoólica.

O que diz o governo

Com base na denúncia, a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do governo, para questionar o motivo do armazenamento das cadeiras em um local abandonado e quanto teria sido gasto na compra dos mobiliários. Em nota, o Executivo Estadual informou que o local não está apto para prática de esportes e que está em fase de conclusão um projeto de reforma geral.

De acordo com a nota, o projeto contemplará além do ginásio, a urbanização externa do local. “Enquanto a reforma não começa, o local que serviu de abrigo para venezuelanos em gestões passadas, está sendo utilizado para o armazenamento de mobiliários adquiridos pela secretaria, que estão recebendo tombamento e sendo distribuídos para as escolas da rede estadual”, completou.

Informações: Portal O Poder