Infraestrutura: obras de drenagem reduzem pontos críticos de alagamento em Boa Vista

Infraestrutura: obras de drenagem reduzem pontos críticos de alagamento em Boa Vista
Obras da prefeitura/Foto: Divulgação: Semuc

As obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Boa Vista tem reduzido os pontos críticos de alagamento pela capital. A equipe tem trabalhado para solucionar problemas que interferem no cotidiano da população durante as fortes chuvas.

Para se ter uma ideia, entre 2021 e 2022, mais de 33,49 Km de drenagem foram executados, atendendo 119 ruas da capital, solucionando 20 pontos críticos de alagamento.

“A ocorrência de alagamentos nesses pontos era frequente, dificultava o tráfego da população e causava transtorno aos moradores. A implantação da rede de drenagem que faz a captação e a devida condução da água da chuva e a posterior pavimentação proporcionaram à população maior mobilidade e mais qualidade de vida”, explicou o secretário adjunto de Obras, Gino Falcão.

Benefícios

Além disso, no bairro Santa Teresa, por exemplo, a rua Peixe Boi foi beneficiada com obras de infraestrutura.

Dessa forma, há mais de três décadas a dona Cleri da Conceição, aguardava por esse trabalho. “Eu tenho 72 anos, moro aqui há 33. Assim, o ponto de alagação era em frente da minha casa. Antes da obra tinha muita água, agora está seco. Isso porque o período chuvoso já começou. Além disso, agora eu também faço a minha parte, não deixo lixo no bueiro para entupir”, contou a aposentada.

A Rua Vicente Tavares de Melo, no bairro Dr. Silvio Leite, também recebeu as obras da prefeitura. A via passou pelo processo de drenagem, urbanização e pavimentação para beneficiar os moradores da localidade e do entorno, como a dona de casa Francieli Cunha da Silva.

“Eu passo por essa rua sempre que vou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Com as fortes chuvas poderia estar alagada e eu teria que dar uma volta enorme, mas não é necessário. Para mim, melhorou tudo. A prefeitura está de parabéns pelo trabalho realizado”, disse a dona de casa.

Atendimento à população com infraestrutura

Os moradores da rua Caranã, no bairro Cauamé tiveram sua demanda atendida. Com a obra de drenagem em andamento, o problema do acúmulo de água em um  ponto crítico da via deve ser solucionado em breve. A Secretaria Municipal de Obras vistoriou no local, após receber o pedido pelos canais de comunicação da prefeitura.

Gino Falcão ressaltou o modelo de gestão praticado em Boa Vista, que tem aproximado o Poder Público dos problemas da população e possibilitado mais celeridade nas soluções. Ele também deu detalhes sobre a demanda dos bairros, o que reforça acima de tudo, a parceria da administração com a comunidade.

“A obra foi um pedido dos moradores através do 156. O diálogo constante e a proximidade da prefeitura com o cidadão proporcionam maior agilidade e eficiência dos serviços públicos. Estamos fazendo a drenagem e depois faremos a pavimentação e urbanização”, disse o secretário adjunto.

Por fim, para o funcionário público, Guaracy da Costa Silva, que utiliza essas vias como alternativas em horários de pico é necessário acompanhar de perto a transformação desses locais.

“No inverno a gente sofre muito com os alagamentos aqui. Ficamos felizes em ver a obra acontecendo. Estamos vendo o dinheiro do nosso imposto retornar de forma prática para a sociedade. Isso é gratificante para a população”, contou o morador.

Fonte: Da Redação