Descarte incorreto de lixo favorece o entupimento bueiros e galerias, alerta Prefeitura de Boa Vista

Descarte incorreto de lixo favorece o entupimento bueiros e galerias, alerta Prefeitura de Boa Vista
As equipes realizam a ação para evitar transtornos – Foto: Jonathas Oliveira/SEMUC

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta semana os trabalhos com as equipes da Patrulha da Chuva. O objetivo é limpar as ruas e desobstruir os canais da rede de drenagem. A ação ocorre em regiões que ficaram alagadas com a chuva do final de semana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), o doméstico, entulhos e galhadas entupiram os pontos de escoamento e impediram a vazão da água nesses locais.

No bairro Caimbé, além da remoção das galhadas e restos de obras descartados de forma irregular nas ruas, a equipe retirou lixo dos bueiros. Eles precisaram utilizar um caminhão hidro jato para desentupir a rede de drenagem.

Nesse sentido, com essa ação, caso haja um volume de chuvas considerável nos próximos dias, a água vai escoar mais rápido.

Situações como essa, de acordo com o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim, são comuns na cidade, com o início das chuvas. E por isso, a Prefeitura faz antecipadamente um cronograma de serviços para evitar maiores transtornos. Porém, é preciso a colaboração da população.

“Fizemos a limpeza das áreas que são pontos críticos e muitas ruas também passaram por recapeamento. Mas o descarte irregular de lixo, principalmente material de construção, gera graves problemas. Pedimos que a população nos ajude, fazendo sua parte e também denunciando através da Central 156”, disse.

Problemas solucionados pela Prefeitura

Nos últimos dois anos, a prefeitura solucionou problemas relacionados a alagamentos em 21 locais que geravam transtornos na temporada de chuvas. No entanto, conforme explicou o secretário municipal de Obras, Marcelo Moreira, também tem surgido novos pontos críticos.

“Isso vem em função de novas ocupações, algumas delas ilegais, projetos que não atendem mais a demanda devido a impermeabilidade do solo. Além das ações emergenciais, estamos estudando maneiras para sanar de maneira efetiva essas questões”, ressaltou.

Período Chuvoso

O final de abril é o período previsto para as chuvas caírem de forma mais intensa e, por isso, todos os órgãos municipais estão empenhados para solucionar eventuais problemas. Para a diretora da Defesa Civil, Flávia Cantanhede, trabalhando com a prevenção, os transtornos e o tempo de resposta serão menores. 

“Nós estamos compartilhando informações e fazendo ações preventivas. Desta forma, a gente acredita que as demandas vão diminuir e vamos estar preparados para atender os chamados com mais rapidez, principalmente em áreas de rios, lagos e igarapés, que exigem atenção especial”, comentou.

Fonte: Da Redação