Prefeitura lança campanha Maio Amarelo 2023 e entrega novas viaturas para reforçar as ações de fiscalização no trânsito

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo 2023 e entrega novas viaturas para reforçar as ações de fiscalização no trânsito
Viaturas entregues para ajudar na fiscalização no trânsito – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

A Prefeitura de Boa Vista lançou nesta quinta-feira (4) no auditório da Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), a campanha Maio Amarelo 2023. O tema desse ano é “No Trânsito, Escolha a Vida”. A campanha vai acontecer ao longo de todo o mês. O objetivo da ação é mobilizar a sociedade para uma intensa conscientização em prol da segurança no trânsito.

Em 2023, a campanha completa 10 anos em nível nacional e 8 anos em Boa Vista. O evento também teve a entrega de 4 novas viaturas para a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

De acordo com o Prefeito Arthur Henrique, a entrega das viaturas servirá para fortalecer as rondas e fiscalizações dos agentes de trânsito.

“Nós estamos entregando hoje quatro viaturas novas para os agentes de trânsito de Boa Vista. Para aumentar o trabalho que eles fazem de ronda pela cidade, as atuações e as ações de conscientização e educação no trânsito. Então essas viaturas vêm dar mais segurança para o trabalho, além de conforto para os nossos servidores e agentes de trânsito”, disse.

Do mesmo modo, o prefeito ressaltou a importância de conscientizar as pessoas que a vida é a prioridade no trânsito, principalmente para os pedestres.

“A gente percebe que no momento em que a gente conscientiza as pessoas, elas reduzem a velocidade, elas respeitam os limites. Essas ações são fundamentais para que as pessoas entendam que o momento é de priorizar a vida de todo mundo, do pedestre, principalmente, que são os mais frágeis dentro do trânsito”, ressaltou.

Prefeito Arthur Henrique

Prefeitura divulga dados de acidentes na capital

A Prefeitura disponibilizou também dados e informações sobre os acidentes de trânsito registrados pela SMST e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

De acordo com as informações, no ano passado foram registrados 2.151 acidentes com feridos em Boa Vista. O mês com mais ocorrências com feridos foi setembro.

Conforme o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, para mobilizar a campanha, a SMST vai realizar palestras e blitze educativas pela capital.

“A gente vai durante todo o mês de maio realizar blitze educativas e repressivas. Então para as pessoas eu já deixo aqui o alerta, se beber não dirija, tenha cuidado, ande habilitado. Eu convido a população a participar desse mês de conscientização. É importante para a gente consolidar grandes avanços no trânsito da nossa cidade”, completou.

A campanha conta com peças publicitárias, conteúdos atrativos nas mídias sociais, Blitze Educativas e distribuição de brindes. Conta ainda com flyers, cartazes, outdoors, busdoors, adesivos e entrevista nos meios de comunicação.

Por que Maio Amarelo?

A escolha do mês faz parte da proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre acontece no mês de maio no mundo todo.

Além disso, a escolha da cor amarela ocorreu por representar a advertência e atenção no trânsito, como ocorre nos semáforos, por exemplo.

O Chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito, Ney Brito, informou como ocorre o atendimento aos interessados na campanha.

“Os interessados podem estar mandando um ofício para nossa Secretaria, onde nós vamos estar atendendo, indo nas escolas municipais, estaduais e nas empresas. É uma vasta programação. Fora nossas blitze educativas, alguns shoppings da capital também nós vamos estar atendendo, assim como os nossos idosos, porque eles são um público mais frágil no nosso trânsito”, finalizou.

Por Ian Vitor Freitas