Em apenas duas horas, choveu cerca de 60 milímetros em Boa Vista  

Em apenas duas horas, choveu cerca de 60 milímetros em Boa Vista  
Limpeza na cidade após a chuva – Foto: Diane Sampaio/PMBV

Boa Vista registrou chuvas intensas na manhã desta terça-feira (6). O volume de água na capital foi de 60 milímetros em um intervalo de duas horas. A Defesa Civil Municipal repassou os dados, com base em informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu alerta amarelo de perigo de chuvas intensas para Boa Vista até às 10h desta quarta-feira (7). Conforme o instituo, a previsão é de um volume de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 60 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

“Com base nessas informações, fizemos ações preventivas e de resposta rápida atendendo as demandas da Central 156. Hoje foram atendidos 21 chamados para limpeza de boca de lobo e ruas alagadas na cidade, além do corte de uma árvore, no bairro São Francisco”, explicou a diretora da Defesa Civil Municipal, Flávia Cantanhede.

Boa Vista é uma cidade plana

Boa Vista é uma cidade plana, cercada pelo Rio Branco e cortada por igarapés. Esses fatores, somados ao volume das últimas chuvas, ocasionaram alagamentos pela cidade. No entanto, em vários pontos, a água escoou em poucas horas, devido ao funcionamento do sistema de drenagem implantado pela Prefeitura. A Patrulha da Chuva também reforçou a limpeza e desobstrução dos canais e bueiros.

A Defesa Civil Municipal orienta para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores. Pois há risco de queda e descargas elétricas. As pessoas também não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão. Em uma emergência ou se tiver dúvidas, a população pode ligar para a Central de Atendimento 156.

Trabalho de prevenção

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, as equipes de limpeza estão todos os dias nas ruas fazendo um trabalho preventivo para diminuir os transtornos provocados pelas fortes chuvas desse período, mas os moradores também precisam colaborar, evitando o descarte incorreto de lixo e galhadas na cidade.

Antes da chegada do período chuvoso, a Prefeitura intensificou os trabalhos de manutenção da infraestrutura urbana, incluindo ruas, pontes e galerias pluviais, para reduzir os alagamentos e garantir a segurança da população.

“A população é nossa maior parceira. Por isso pedimos o apoio e fazemos um alerta para que o lixo seja descartado de forma correta. Pois uma vez feito de forma irregular, esse lixo vai parar dentro dos bueiros, prejudicando o escoamento da água da chuva, causando alagamento”, frisou o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim.

Fonte: Da Redação