Campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Boa Vista segue até 30 de setembro

Campanha ocorre de forma itinerante, com equipes volantes percorrendo 22 localidades

Campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Boa Vista segue até 30 de setembro
Vacinação antirrábica/Foto: Divulgação PMBV

A campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Boa Vista segue até o dia 30 de setembro. A Unidade de Vigilância Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) iniciou a ação nesta quinta-feira, (31).

Assim, a campanha ocorre de forma itinerante, com equipes volantes percorrendo 22 localidades até o dia 30 de setembro. A estimativa é imunizar 35 mil animais em todo município.

A primeira etapa aconteceu na Vicinal 2, Murupu. O produtor Rural Espedito Carlos da Silva abriu as portas da sua chácara para receber a equipe da prefeitura. Todos os seus cães e gatos foram imunizados. “A gente fica com os animais aqui no campo e é difícil levar até a cidade para vacinar. A prefeitura vindo até os lotes é ótimo para a população”, disse.

Segundo a diretora da UVCZ, Maria Fernanda Antunes Martins, a vacinação é uma medida necessária para evitar que os animais nas comunidades rurais fiquem sujeitos à transmissão da raiva.  “Convidamos as pessoas com cães e gatos para que recebam a equipe de vacinação. Imunizar os animais é o principal método de prevenção contra a raiva”, explicou.

Confira a programação com locais e horários clicando aqui.

Logo, o critério para a vacinação é que o animal esteja em boas condições de saúde e tenha, no mínimo, três meses de idade. Além disso, a vacina tem validade de um ano, portanto. Portanto, é fundamental aplicar o reforço anual. “Cuide do bem-estar de seus animais e da segurança de toda a comunidade. Vacinar é um ato de carinho e responsabilidade”, finalizou a diretora da UVCZ.

Fonte: Da Redação

Comentários