Jovens do Projeto Crescer concluem o curso ‘A Arte de Falar em Público’, em Boa Vista

Jovens do Projeto Crescer concluem o curso ‘A Arte de Falar em Público’, em Boa Vista
Jovens concluintes do curso/Foto: Divulgação PMBV

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RR) concluiu nessa quarta-feira (18) o curso a ‘Arte de Falar em Público’ para os jovens do programa Crescer, em Boa Vista. Com essa turma, a FUG-RR atendeu a 170 adolescentes e jovens que integram os programas sociais da Prefeitura da capital.

Conforme o coordenador de Municipal Juventude e presidente da JMDB RR, Bruno Magalhães, o curso ajudou os jovens do projeto Crescer a desenvolverem habilidades para melhorar a sua comunicação.

Ele considera que esse é um item importante para as atividades que os jovens fazem nos programa sociais, bem como, para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

“Com essa turma, atendemos a 170 adolescentes e jovens. Mas, o nosso objetivo é levar esse conteúdo para mais integrantes dos programas sociais, reforçando a nossa parceria com a FUG RR”.

A FUG-RR atua com a formação política e cidadã.  Ela é ligada ao MDB e oferece conteúdos tanto para quem já é um gestor público, bem como para quem deseja se tornar um candidato nas eleições ou uma liderança na sua própria comunidade.

A comunicação faz parte da rotina do projeto

O projeto Crescer surgiu em 2001 com uma iniciativa da ex- prefeita Teresa Surita.. Na época, ele ajudou a combater a criminalidade juvenil que tomava conta de Boa Vista. Os resultados foram surpreendentes e com isso, Boa Vista recebeu prêmios nacionais.

Em 2013, com o apoio do Ministério da Justiça, a gestão municipal retomou o projeto. E, nesta nova fase, o desafio era manter os jovens longe das drogas. Hoje, o objetivo do Crescer é apoiar os jovens em situação de extrema vulnerabilidade para que eles conquistem uma vaga no mercado de trabalho ou possam empreender.

Em 2020, o projeto ampliou a sua estrutura com o apoio do presidente do MDB RR, Romero Jucá. Ele trouxe os recursos para a implantação das Oficinas de Educação para o Trânsito e de Marcenaria. Desta forma, o Crescer tem hoje nove oficinas profissionalizantes.

Assim, os jovens do Projeto Crescer têm a oportunidade de aprender um ofício. E para a jovem Kacterine Manzano, falar bem é importante para quem quer vender ou conquistar uma oportunidade profissional. “Eu participei do curso a Arte de Falar em Público. E é um tema realmente muito importante para garantir um bom futuro no mercado de trabalho”.

Feira de Empreendedorismo

E nesta sexta-feira (20), os jovens do Projeto Crescer vão colocar em prática o que aprenderam no curso na sua Feira do Empreendedorismo. O evento, que acontece na sede do programa, a partir das 8h30.

Além de mostrar a produção das Oficinas do programa, quem quiser pode ainda comprar os produtos feitos pelos jovens. Assim, todo o recurso arrecadado na Feira vai para a Cooperativa e ainda ajuda a melhorar a renda dos integrantes do programa.

A sede do Projeto Crescer fica na rua Rosa Oliveira Araújo, 164, no bairro Silvio Botelho. O prédio fica próximo do Parque Germano Augusto Sampaio.

Fonte: Da Redação