Uma paciente identificada como Raiane Costa Silva, denunciou à reportagem nesta sexta-feira (6) a falta de higiene e a precariedade na estrutura da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, na capital.
A mulher que deu entrada na unidade na última quarta feira (4), relatou a situação dos banheiros e do chão da Ala das Rosas.
“Eles dizem uma coisa pra gente, mas a gente que vem aqui convive com outra e é quem sabe. O banheiro é sujo, a gente senta no vaso sanitário e ele só falta cair. Ninguém faz nada. Gravamos denunciamos e eles dizem que está tudo bem, mas é uma mentira. Quando a gente anda nos corredores, o nosso pé até afunda. A situação está precária”, desabafou.
Do mesmo modo, Raiane também relatou que as centrais de ar de uma das salas da Ala das Rosas não estavam funcionando de forma adequada. “As centrais ali de enfeite e as mãezinhas tudo deitada operada. Elas passam mal porque está muito quente. É uma sala onde só ficam cesáreas”, explicou.
Veja o vídeo:
A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para posicionamento sobre o assunto. Por meio de nota a Secretaria de Saúde (Sesau) disse que não recebeu reclamações sobre o mau funcionamento das centrais ou sujeira dos banheiros e que uma equipe de limpeza permanece 24 horas por dia no local para atender intercorrências.
Outras denúncias
A reportagem já recebeu diversas denúncias envolvendo a precariedade da Maternidade. A mais recente foi o relato de Joselita Maria Leo Leite, acompanhante de uma paciente que por meio de vídeos registrou a falta de higiene na Ala das Rosas.
Assim, a mulher contou que filmou os banheiros, que ficam na Ala das Rosas, por volta das 10h. E quando retornou às 14h, continuavam nas mesmas condições. Com medo da nora contrair alguma bactéria, ela pediu para que a paciente não tomasse banho no local.
Leia aqui:
Fonte: Rádio 93 FM